Festival Interfoto 2022 vai até domingo

Está sendo realizada dos dias 27 a 31 de julho, mais uma edição do Interfoto, um dos principais festivais de fotografia do Estado de São Paulo. O festival terá como tema o “Retrato” e trará nomes já conhecidos da fotografia e mais uma vez, dará a oportunidade de fotógrafos iniciantes mostrarem seus trabalhos.

O evento acontece no Espaço Fábrica São Luiz. O local sediará todas as oficinas e palestras, e a maior parte das exposições. Será nesse espaço que também ocorrerá uma visita mediada com Tina Gomes e roda de conversa “Lovely House”, com Luciana Molisani e José Fujoka.

O homenageado desta edição será German Lorca, um dos mais importantes fotógrafos do Brasil. Em memória dele, que em 2022 completaria 100 anos, haverá uma palestra sobre seu histórico de produção de fotografias icônicas, suas diferentes formas de produzir desde fotografias autorais até imagens publicitárias, até seus cliques da cidade de São Paulo e sua história no Foto Cine Clube Bandeirantes. A condução ficará por conta do curador e amigo de German, Rubens Fernandes Junior.

Além desta palestra, outras interessantíssimas serão ministradas no festival. Marcelo Pretto, por exemplo, falará sobre “Direito autoral e uso indevido de sua fotografia”. Antônio Neto abordará “O retrato autoral que conduz o profissional”; Franceli Guaraldo sobre “A representatividade do retrato – Das pinturas rupestres ao Selfie”; Renan Nakano e Alex Gimenes sobre “O ato fotográfico acessível”. Yago Moreira “O retrato pictorialista: passado e presente”; Carlos Marien “Fotografia e impressão FineArt”; Rodrigo Zugaib “Fotolivro – Da concepção à impressão”; Márcia Merlo “Antropologia do retrato – Retratistas e retratados”.

Quanto às exposições, serão ao todo 10 e terão a participação de diversos artistas. São elas: “Janelas da Alma”, “Faces do Retrato”, “Alquimia Fotográfica”, “Retrato. A figura Humana”,  “Paisagens Humanas”,  “Esculturas sonoras e visuais: Paisagens Humanas”, “Cores Nyotas”,”Faces do Retrato (artistas convidados)”, “Quando me converti à arte: As Marias”, “O ato fotográfico acessível, subversivo e sua transversalidade cultural”. Apenas esta última ocorre no Museu da Energia de Itu.

Na programação terão ainda as oficinas “Retrato Artesanal em grande formato: em chapas de raio-x”, com João Saidler; “Retrato Lambe-lambe”, com Cássia Xavier e Gustavo Falqueiro; “Retrato com filme (35mm) com revelação fotográfica preto e branco por Inversão e produção de Monóculo”, com Antonio Neto e “Oficina intervenções artísticas de bordado em fotografias impressas em tecido” com Pola Fernandez. 

O Interfoto 2022 foi contemplado no Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo. Conta com apoio da Canson, Canon e Antares Imagens, Fundação Energia e Saneamento, Museu da Energia Itu e algumas parcerias.A programação detalhada está disponível no site oficial do festival (www.interfoto.com.br). Entrada gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s