Ações de conscientização sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama ocorrem em diversas unidades de saúde e espaços públicos da cidade
A Secretaria de Saúde de Itu realiza, ao longo de outubro, ações de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, alusivas ao movimento internacional Outubro Rosa. A iniciativa reforça também a importância do autocuidado e da saúde da mulher, incluindo prevenção ao câncer do colo do útero.
Confira a programação a partir do dia 13 de outubro:
- 13/10 – UBS 01, às 14h: Coleta de Papanicolau para usuárias da UBS 01, sem necessidade de agendamento; orientação sobre autoexame da mama; agendamento para coleta futura conforme agenda da UBS.
- 14/10 – UBS 02, às 10h: Palestra sobre a importância do autoexame da mama.
- 19/10 – Secretaria de Saúde, às 9h: Caminhada Outubro Rosa: “Prefeitura de Itu, de peito aberto apoiando a luta contra o câncer” – Avenida Galileu Bicudo; atividades em parceria com outras secretarias e o Ceunsp.
- 20/10 – UBS 04, às 9h: Roda de conversa e café da manhã sobre autocuidado.
- 20/10 – UBS 05, às 10h: Palestra sobre saúde da mulher, conscientização sobre câncer de mama e solicitação de mamografia em livre demanda.
- 20/10 – UBS 06, às 9h: Ação educativa com café da manhã sobre prevenção ao câncer de mama.
- 20/10 – UBS 13, às 11h: Roda de conversa sobre saúde da mulher.
- 20/10 – UBS 17, às 7h: Conscientização sobre câncer de mama e diagnóstico precoce.
- 22/10 – UBS 07, às 8h e 14h: Coleta de Papanicolau sem necessidade de agendamento, exames de mama, palestra e café; agendamento posterior conforme agenda da UBS.
- 22/10 – UBS 08, às 8h: Palestra educativa Outubro Rosa.
- 23/10 – UBS 10, às 9h: Roda de conversa sobre experiências de autocuidado; intensificação da oferta de mamografia durante todo o mês.
- 23/10 – UBS 12, às 10h e 15h: Palestra sobre autoexame, exames periódicos, painel ilustrativo e distribuição de informativos.
- 24/10 – Ambulatório de Saúde da Mulher, às 14h: Café da tarde com roda de conversa sobre saúde da mulher.
- 24/10 – UBS 09, às 10h: Ação educativa sobre saúde da mulher com equipe multiprofissional.
- 24/10 – UBS 14, às 14h: Roda de conversa sobre menopausa, sorteio de brindes.
A programação integra palestras, mutirões de Papanicolau, rodas de conversa, caminhadas e ações educativas em toda a cidade, com o objetivo de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.



Deixe uma resposta