Os destaques da Edição de 26.08.2017

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.

Como seria a Câmara de Vereadores se o “distritão” fosse aprovado?

A comissão especial da Câmara que analisa a reforma política aprovou uma mudança na Constituição Federal que institui o sistema chamado distritão.  Foram 17 votos a favor e 15 votos contrários, com duas abstenções.

A aprovação não quer dizer que o distritão entrará em vigor nas eleições de 2018 e 2020. Isso porque precisa passar pelo crivo dos plenários da Câmara e do Senado, e ser promulgada até 7 de outubro para valer nas disputas do próximo ano.

O modelo distritão funciona da seguinte maneira: o estado e município se torna um distrito eleitoral e funcionará para a escolha de deputados federais, estaduais, distrital e vereadores. Assim, serão eleitos os candidatos mais votados no distrito, como acontece hoje na eleição dos senadores. Não é levado em conta os votos para partidos e coligações.

 

Indice Firjan considera Itu como Gestão em dificuldade

O ajuste das contas públicas é o grande desafio fiscal do Brasil, atingindo todas as esferas de governo. De acordo com a nova versão do Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF), 2016 foi o ano em que mais prefeituras apresentaram gestão fiscal difícil ou crítica, desde o início da série histórica. Itu está entre elas.

O município alcançou a pontuação de 0.4779, ficando em 241º lugar no ranking estadual e 2111º no ranking nacional. Isto mostra que a cidade teve problemas para administrar os recursos públicos recolhidos em forma de impostos.

 

 

Uber atrai cada vez mais passageiros

No dia frio, chuvoso e cinza do início da semana, muitos fugiam do mal tempo como podiam. Para Rálison Ramos, a temperatura não poderia ser melhor. Havia começado, um dia antes, a ser motorista através do aplicativo Uber e não havia parado. “A noite eu fiquei off line e agora vou ter que ficar também, para conseguir almoçar, “, disse ele, um pouco mais depois das 13h.

“Você está em uma corrida e já vem outra, outra… “, dizia, empolgado. Em junho, ficou desempregado e já buscou uma nova ocupação profissional. Morador de Cabreúva, ele disse que tentou um ponto de táxi em sua cidade, mas desistiu pela burocracia. “O que me motivou bastante foi depoimento de outros motoristas, das redes sociais, que dizem que compensa. Muitos passageiros já comentaram que estão usando o Uber pois com as mudanças das linhas o transporte público está um caos e os táxis cobram muito caro”.

 

Escola Cidadã está com inscrições abertas

Na tarde de quinta-feira, 17, ocorreu o lançamento do Projeto Escola Cidadã.  Na solenidade, realizada no 2º GAC L – Regimento Deodoro, o professor do Colégio Objetivo Henrique Frey, um dos idealizadores, contou sobre as aulas de sociologia que levaram os alunos a discutir o problema da fome. A partir deste debate, surgiu a ideia de realizar um trabalho de arrecadação de alimentos nas escolas.

Todas as escolas interessadas podem participar e, para se inscrever, basta preencher o cadastro em http://www.camaraitu.sp.gov.br/FaleConosco/InscricaoIliCompleta.

 

Projeto “Escola Integral” prepara jovens para o Enem

O projeto “Escola Integral”, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, está com inscrições abertas para alunos do segundo ou terceiro ano do Ensino Médio que queiram ter a oportunidade de, depois do período de aulas, durante a tarde, praticar esportes na Associação Atlética Ituana ou também se preparar para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), na escola EJA Maria da Glória, no centro da cidade.

As aulas têm início no dia 4 de setembro e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 13h45m às 18h. Mais informações através do email: (escolaintegralitu@gmail.com). O projeto “Escola Integral” foi idealizado pelo vereador Macruz (PTB).

 

Encontro de violeiros acontece neste sábado

Neste sábado, 26, a partir das 16h, na Praça Padre Miguel (Matriz), ocorre o III Encontro dos Alunos do Mestre Corvo Campeiro, uma orquestra de violas formada por pessoas vindas de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O evento tem a iniciativa do músico e empresário José Américo Batista Filho, com apoio da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A apresentação conta com cerca de 35 violeiros, entre iniciantes e avançados de todas as idades, comandados pelo professor Lázaro Purgato, conhecido como Corvo Campeiro, fundador de algumas orquestras de violas como as de Cabreúva e Jundiaí.

 

APAE Itu realiza Noite do Queijo & Vinho

Celebrando seus 50 anos, a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itu irá realizar a Noite do Queijo & Vinho 2017 no dia 2 de setembro (sábado), a partir das 20h30, no Salão Leonardo da Vinci dentro do Itu Plaza Hotel.

Além da boa comida e bebida do evento, os presentes contarão com show da Banda Eros e participação especial de Agnaldo Rayol, para animar a noite solidária.

O convite custa R$150,00 e poderá ser reservado na sede da APAE, pelo telefone (11) 4022-4604 ou email telemarketing@apaeitu.org.br. A festa é realizada todos os anos e já é um evento tradicionalmente esperado na cidade.

 

Plaza Shopping Itu lança projeto social “Anjos do Plaza”

Os clientes do Plaza Shopping Itu, que sempre abraçam as iniciativas sociais promovidas pelo empreendimento, têm agora mais uma oportunidade de contribuir com as instituições da cidade.

Com a proposta de unificar os projetos sociais já realizados pelo Shopping, foi lançado nesta semana o projeto “Anjos do Plaza”, que transformou o balcão do Programa de Fidelidade Plaza Prime em um grande centro solidário, com a função de posto de coleta para diversas entidades do município.

Para conhecer mais sobre as instituições e acompanhar as doações, acesse o site: http://www.plazashoppingitu.com.br

 

Ong João de Barro inaugura novo espaço

Na noite de sexta-feira (18), foi realizada a inauguração do novo espaço da Organização Não Governamental João de Barro. Estiveram presentes autoridades, empresários, colaboradores, voluntários, alunos, pais e toda diretoria da entidade.

Fundada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Itu José Galvão e dirigida pela sua esposa Diana Galvão, atuantes na área social há mais de dez anos, o novo espaço é todo temático e voltado para reforçar o conceito de sustentabilidade.  Hoje a entidade oferece mais de vinte cursos gratuitos à comunidade com horário de atendimento das 8h até às 22h.

Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 24/08/2017. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco: (11) 2715-7609 e comercial@editoram.com.br