Hospital Dia deve começar a funcionar em outubro

A partir de outubro, a população já deverá contar com o atendimento no Hospital Dia. O prédio já foi locado, o projeto arquitetônico apresentado e as obras estão em andamento.
O local funcionará das 6h às 18h e contará com 14 salas ambulatoriais, 24 leitos de enfermaria, 2 salas cirúrgicas completas, 3 leitos de recuperação pós anestésica, 1 leito de unidade semi intensiva e 1 centro de diagnóstico e imagem.
O custo mensal de locação de R$ 32.600,00, segundo a Prefeitura, gerará economia de 30% ou mais para os cofres públicos, pois além do Hospital, outros setores de saúde abrigarão o prédio.
“Com a implantação do Hospital Dia, que integra um amplo projeto de reestruturação da saúde pública no município de Itu, a população dependerá menos do Governo do Estado, pois uma grande variedade de cirurgias de baixa e média complexidades serão realizadas no município. Também é fundamental destacar a otimização de recursos humanos e de gastos fixos como, por exemplo, água, energia elétrica, telefone, limpeza e seguros de imóveis”, relata a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo.
Na unidade de saúde serão realizadas cirurgias de baixa e média complexidades nas áreas dermatológica, ortopédica, urológica e ginecológica. Entre as principais cirurgias que serão realizadas estão as de catarata, vasectomia, curetagens, hérnias, fimoses, colonoscopia que necessitam de sedação, pequenas cirurgias de pele, adenoides, amigdalectomia e cirurgias odontológicas para pessoas que necessitam de cuidados especiais.
“Todos os serviços que podem ser instalados no local estão sendo criteriosamente avaliados, mas já estão confirmados os atendimentos que, hoje, são realizados no Ambulatório de Especialidades Médicas – AEM II (urologia, ultrassom, neurologia infantil, pneumo pediátrica), Centro de Referência da Mulher (mamografia, ultrassom, gestantes de alto risco, atendimento pediátrico neonato nascido de gestação de alto risco), e Ambulatório de Especialidades Médicas I (somente especialidades correlatas às cirurgias de baixa e média complexidades, inicialmente, oftalmológicas e ortopédicas).