Os destaques da Edição de 12.08.2017

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.

 

005

Hospital Dia deve começar a funcionar em outubro

A partir de outubro, a população já deverá contar com o atendimento no Hospital Dia. O prédio já foi locado, o projeto arquitetônico apresentado e as obras estão em andamento.

O custo mensal de locação do imóvel será de R$ 32.600,00 e, segundo a Prefeitura, gerará economia de 30% ou mais para os cofres públicos, pois além do Hospital, outros setores de saúde abrigarão o prédio.

 

011

Associação Comercial prevê aumento em vendas

Mesmo observando uma retração no consumo, uma vez que o consumidor está mais preocupado em saldar suas dívidas do que assumir novos débitos, a Associação Comercial e Industrial de Itu está otimista com relação às vendas do Dia dos Pais.

“Estimamos um aumento nas vendas em relação ao ano passado. Também acreditamos na criatividade dos comerciantes ituanos que utilizarão descontos e promoções. Lembrando que ainda temos as liquidações de inverno para estimular o consumo”.

Outro projeto aprovado neste ano foi a Lei 1883,  que “proíbe a queima, soltura e manuseio de fogo de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, acima de 65 decibels”. A iniciativa foi do vereador Sérgio Castanheira (PSD), que também teve que adequar o seu projeto e enfrentou um forte debate.

 

006

Ministério do Público deverá investigar Viação Itu

O Ministério Público deverá investigar as alterações nas linhas de ônibus e também o aumento das tarifas do transporte público local. O pedido foi protocolado na tarde de segunda-feira, 7, por integrantes do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade).

O diretor de Comunicação das empresas Viação Avante e Itu disse que as mudanças nas linhas foram necessárias devido à inauguração da nova sede da Apae. “Trata-se de uma nova demanda e, toda vez que acontece algo do tipo, na rotina de deslocamento dos usuários, as empresas de transporte têm de adequar os serviços para atender os novos polos geradores de tráfego”, explica Paulo Bardall.

 

015

Proprietários de obras irregulares devem procurar a Prefeitura

Obras que estejam em desacordo com as regras urbanísticas agora podem ser regularizadas em Itu. Os responsáveis pelos imóveis irregulares têm até o final de setembro para requererem a regularização onerosa, concedida após minuciosa análise técnica, entrega de documentação e recolhimento de tributos.

A Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Obras, orienta que todos os interessados procurem profissionais de sua confiança (engenheiro, arquiteto e advogados) para a realização dos procedimentos necessários na solicitação da regularização.

 

002

Vereadores rejeitam adequação à recomendação do TCE

Na 21ª sessão da Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 7, entrou em votação, em regime de urgência especial, o projeto de lei 87, da iniciativa da Mesa Diretora da Casa, com o objetivo de mudar o quadro de funcionários comissionados.

O documento foi lido e já colocado em votação, sendo rejeitado por todos os vereadores. O projeto previa a exclusão de um dos assessores parlamentares de cada vereador, conforme já adiantado pelo Agora Itu, em matéria da edição do dia 29 de julho. A alteração atende uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

Para o presidente José Galvão, o corte dos funcionários é necessário. “O Plenário é soberano, e o projeto não foi aprovado, mas não há o que se fazer. Se continuar como está iremos criar um cemitério de presidentes”, relatou, lembrando que “a prerrogativa de exoneração é exclusiva do presidente, sou que assino a carteira deles. ”

 

Moção de repúdio a deputados federais gera polêmica

Na primeira sessão de retorno do recesso na Câmara de Vereadores, na segunda-feira, 7, houve um longo expediente com a leitura de correspondências recebidas, projetos de leis que devem entrar nas próximas sessões, requerimentos e moções.

Um dos pontos mais polêmicos da sessão foi quando o primeiro secretário Macruz apresentou moção de repúdio, de sua própria autoria, contra os deputados federais Herculano Passos e José Olimpio, “pelo voto favorável ao relatório que recomendava a rejeição da denúncia da Procuradoria Geral da República por crime de corrupção passiva contra o presidente Michel Temer”.

 

TJ considera inconstitucional aposentadoria especial para GMs

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo considerou inconstitucional o artigo 44 da lei 1810, de 2016, de autoria do então prefeito Tuize. A lei, que “reorganiza o regime próprio da Previdência Social dos Servidores Municipais de Itu – Ituprev”, no referido artigo, coloca que “será concedida aposentadoria especial ao servidor integrante da Guarda Civil Municipal: compulsoriamente, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, aos 65 (sessenta e cinco) anos de idade, qualquer que seja a natureza dos serviços prestados; e voluntariamente, independentemente da idade. Após 30 (trinta) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 20 (vinte) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se homem; e após 25 (vinte e cinco) anos de contribuição, desde que conte, pelo menos, 15 (quinze) anos de exercício em cargo de natureza estritamente policial, se mulher. ”

 

009

Cidade recebe Jornada pelo Patrimônio

Entre os dias 17 e 20 de agosto , Itu participará da Jornada do Patrimônio, realizada em 15 municípios que possuem Centros Históricos Tombados, mais a cidade de São Paulo. Todas as atividades são gratuitas.

No domingo, 20, os interessados poderão passear pelo Centro Histórico da cidade e receber um Passaporte Cultural que será carimbado cada vez que o visitante passar por um ponto turístico determinado. Serão dois roteiros, Igrejas e Monumentos ou Museus e Espaços Culturais, que serão de escolha do participante. Em cada um dos pontos indicados, o visitante receberá um carimbo de presença e, ao completar todo o percurso da atividade proposta deverá retirar um selo especial na Casa da Praça, comprovando que completou toda a atividade. O Certificado será enviado via e-mail.

 

Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 12/08/2017. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco: (11) 2715-7609 e comercial@editoram.com.br