Os destaques da Edição de 05.08.2017

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.

 

parque geologico do varvito
Ruas serão alteradas para melhorar segurança no trânsito

Município tem, em média, um veículo a cada dois habitantes

Com um total de pouco mais de 168 mil moradores, Itu possui 69. 281 automóveis, com uma média de 2,43 veículos por habitante, índice parecido com municípios bem maiores da região, como Sorocaba e Campinas. As motos também são destaque: 21.895 habilitadas na cidade. E o número só cresce:  a cada mês, apenas neste ano, as ruas ituanas receberam 170 veículos a mais.

Este índice somado às vias antigas e estreitas que remetem ao período em que os ituanos utilizavam como meio de transporte cavalos e carroças, e as residências nem garagens precisavam ter, tornam o ato de cuidar do tráfego local um grande desafio.

 

parque geologico do varvito
Praça do Lápis deve ser adotada por um comerciante local

Vereadores pedem parceria de munícipes para que leis sejam cumpridas

Neste ano, os treze vereadores de Itu propuseram um total de 57 projetos de leis. Deste número, a maioria dos projetos foram para que datas especiais sejam inclusas no Calendário Oficial, entidades se tornem de utilidade pública e nomes de ruas.

Dentre as demais, escolhemos duas novas leis que terão impacto na vida da comunidade local. O vereador Thiago Gonçales (PR) propôs, no início do ano, o projeto “Adote uma Praça”. Ele foi barrado na avaliação jurídica da própria Casa de Leis, que considerou que não era competência do Legislativo este tipo de iniciativa. Porém, o jovem não desistiu e se cercou de todas os recursos para, novamente, dar andamento ao projeto, que foi aprovado em abril.

Outro projeto aprovado neste ano foi a Lei 1883,  que “proíbe a queima, soltura e manuseio de fogo de artifício e artefatos pirotécnicos que causem poluição sonora, acima de 65 decibels”. A iniciativa foi do vereador Sérgio Castanheira (PSD), que também teve que adequar o seu projeto e enfrentou um forte debate.

 

Apenas neste ano, foram criadas 500 novas vagas
Apenas neste ano, foram criadas 500 novas vagas

Concilia agiliza pedidos de vagas em creches

A vendedora Mariana Incammise Rodrigues começou a procurar, em julho do ano passado, uma vaga escolar para sua filha Rafaella. Foi até uma creche para tentar matricular a bebê e ficou sabendo que teria que procurar uma assistente social e marcar um horário. Seis meses se passaram e a vaga não foi oferecida. “Neste ano, fiquei sabendo que eu deveria procurar o Concilia. Em dez dias, tudo foi resolvido”, recorda, complementando que sua filha mais velha, de 12 anos, sempre estudou na rede particular, e a surpresa foi muito positiva ao conhecer o trabalho na rede pública.

As vagas em creche eram uma das principais questões da Secretária Municipal de Educação quando Walmir Scaravelli assumiu a pasta, no início do ano. “”Em seis meses conseguimos atender uma demanda de 500 novas vagas”, comemora.

 

Estacionamento da Prefeitura sediará diversas atividades
Estacionamento da Prefeitura sediará diversas atividades

Atividades esportivas serão realizadas neste domingo

A população ituana poderá, neste domingo, 6, praticar atividades esportivas e ambientais gratuitas no estacionamento da Prefeitura, no período das 8h às 12h. As atividades são promovidas e supervisionadas pelas equipes das Secretarias Municipais de Esportes e de Meio Ambiente.

A programação para este domingo contará com Tai Chi Chuan com o professor Rodrigo Rizzi, das 8h às 9h, corrida para iniciantes com o professor Augusto Cruzollini, das 9h às 10h, zumba com a professora Cá Rodrigues, das 10h às 11h, e treinamento funcional – Hamsfield Crossfit, das 11h às 12h.

 

Painéis contam com acervo da Fundação Energia e Saneamento
Painéis contam com acervo da Fundação Energia e Saneamento

Plaza sedia a exposição “Belle Époque na Garoa”

Até o dia 31 de agosto, o Plaza Shopping Itu sedia a exposição “Belle Époque na Garoa: São Paulo”, que retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.  A mostra está no corredor próximo as lojas Hobby Magazine e Mr. Cat. A visitação é gratuita todos os dias, das 10 às 22h.

 

Concerto com o pianista Ricardo Diniz encerra Semana Elias Lobo
Concerto com o pianista Ricardo Diniz encerra Semana Elias Lobo

Semana Elias Lobo tem atividades gratuitas para população

Neste domingo, 6, tem início a Semana Maestro Elias Álvares Lobo, em celebração a passagem do aniversário natalício do compositor ituano, comemorado no dia 09 de agosto. A programação é realizada em parceria da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Museu da Música – Itu.

Toda a programação é gratuita. O primeiro evento será no Museu da Música, Rua Floriano Peixoto, 480, Centro, a partir das 10h30, com uma palestra sobre “Elias Lobo – a exaltação da memória e o desconhecimento da obra”, com os professores Luís Roberto de Francisco e Marco Ribeiro.

 

Prefeitos comemoram criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde
Prefeitos comemoram criação do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Prefeito de Itu é escolhido presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde

Durante Assembleia Geral Ordinária, realizada no auditório da Prefeitura de Itu, na tarde de quarta-feira, 02, foi criado oficialmente o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Tietê. Na oportunidade, o prefeito Guilherme Gazzola foi eleito presidente da Diretoria do Consórcio, e o chefe do Executivo portofelicense, Cássio Prado, vice-presidente. Os prefeitos de Itu, Porto Feliz e Salto, Geraldo Garcia, comemoraram a consolidação do Consórcio e afirmaram que aquele era um momento histórico em benefício da saúde pública.

 

Inscrições para o I Festival Ituano de Xadrez prosseguem até dia 16 de agosto
Inscrições para o I Festival Ituano de Xadrez prosseguem até dia 16 de agosto

I Festival de Xadrez está com inscrições abertas

O I Festival Ituano de Xadrez está com inscrições abertas. O evento esportivo é promovido pela Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio do Plaza Shopping Itu.

Interessados podem efetuar suas inscrições até dia 16 de agosto, pelo site www.itu.sp.gov.br/festivaldexadrez ou pessoalmente na Secretaria Municipal de Esportes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mediante apresentação do Documento de Identidade (RG).

 

Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 05/08/2017. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco: (11) 2715-7609 e comercial@editoram.com.br