Um Jornal comprometido com você!

Notícias de última hora, com uma leitura simples e otimizada para sua melhor informação.

Grupo argentino planeja resort com vinícola na região de Itu e reforça tendência de investimentos no turismo

Projeto prevê integração entre produção de vinho, hospedagem e gastronomia em modelo inspirado no Vale do Uco, na Argentina

A cidade de Itu pode entrar no radar do enoturismo no Brasil com a possível implantação de um resort com vinícola. O projeto está sendo estudado por um grupo empresarial argentino com atuação no Vale do Uco, região da província de Mendoza reconhecida internacionalmente pela produção de vinhos e experiências turísticas ligadas ao setor.

A proposta prevê a criação de um empreendimento que una, em um mesmo espaço, vinhedos, produção vinícola, hospedagem e gastronomia. O conceito segue um modelo já consolidado na Argentina, baseado na oferta de experiências imersivas, nas quais o visitante acompanha todo o processo do vinho, desde o cultivo das uvas até a degustação.

Experiência integrada

Diferente de formatos mais tradicionais de turismo rural, o projeto aposta em uma estrutura completa, voltada ao chamado enoturismo de experiência. A ideia é proporcionar uma vivência mais exclusiva, com ambientes planejados para contato direto com a produção, além de serviços de alto padrão.

O empreendimento deve incluir hospedagem, restaurantes, áreas de degustação e visitas guiadas, permitindo que o visitante participe ativamente da rotina da vinícola.

O modelo segue o padrão das vinícolas do Vale do Uco, onde hotéis, bodegas e espaços gastronômicos funcionam de forma integrada, criando um ambiente voltado ao turismo sensorial e à valorização da cultura do vinho.

Crescimento do setor

A iniciativa acompanha o avanço do mercado de vinhos no Brasil. Nos últimos anos, o consumo da bebida cresceu significativamente no país, com aumento estimado de cerca de 30% na última década. A projeção é de que o setor continue em expansão, movimentando bilhões na economia nos próximos anos.

No Estado de São Paulo, o enoturismo também tem ganhado força. Programas como as rotas do vinho registram crescimento constante no fluxo de visitantes, além de investimentos em infraestrutura e qualificação de serviços.

Dados do setor indicam que a maioria dos estabelecimentos ligados ao turismo vinícola tem ampliado suas estruturas e capacidade de atendimento, refletindo o aumento da demanda.

Impacto regional

A possível instalação do resort reforça um movimento de transformação econômica em Itu, que vem atraindo novos empreendimentos nas áreas de turismo, lazer e serviços.

A proposta também pode contribuir para a geração de empregos e fortalecimento da economia local, além de posicionar a região como um novo destino para experiências ligadas à natureza, gastronomia e produção de vinho.

Projeto ainda em fase inicial

Apesar do potencial, o empreendimento ainda está em fase de planejamento e não há definição sobre prazos para início das obras.

Caso seja concretizado, o projeto pode representar um marco para o turismo regional, consolidando Itu como um polo emergente no segmento de experiências turísticas diferenciadas no interior paulista.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Jornal Agora Itu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading