CIS opera com 40% da capacidade dos seus mananciais em período de estiagem

Após publicação de comunicado sobre interrupção programada de abastecimento de água em cerca de 80 bairros na região central de Itu na terça-feira (26), alguns munícipes em comentários na publicação do Jornal Agora Itu no Facebook e Instagram relataram a falta de água por vários dias em bairros como o Santa Tereza, Parque Industrial, Jardim Alberto Gomes, entre outros.

O Jornal Agora Itu entrou em contato com a CIS – Companhia Ituana de Saneamento para averiguar as informações passadas e informar os cidadãos sobre as condições de abastecimento e dos mananciais do município.  

A CIS informou que, “conforme divulgado no início de julho, as regiões conhecidas como pontas de rede podem registrar dificuldades de abastecimento, devido às obras iniciadas na ETA Rancho Grande (reforma de filtros/decantadores). Caso de algumas ruas localizadas nos bairros citados, que já contam com suporte de caminhão pipa”. Ainda afirmaram que a CIS trabalha para que nenhum imóvel fique sem abastecimento diante destas situações pontuais.

Em comunicado oficial sobre as obras, disponível no site da CIS, a Companhia noticiou que “A ETA Rancho Grande opera com dois módulos de tratamento de água com dois decantadores e 10 filtros, quatro deles inaugurados em fevereiro deste ano. Agora iniciamos a reforma de quatro filtros e um decantador. Com este trabalho, vamos otimizar a velocidade do tratamento de água e também reduzir perdas”, disse Reginaldo Santos, superintendente da CIS. 

“A intervenção na captação do Pau D´Alho foi pontual. Foi necessária manutenção emergencial. Já o sistema de filtragem na ETA Rancho Grande, devido às obras, poderá ter novos ajustes no futuro. Se isso acontecer, vamos divulgar antecipadamente”, afirmou a CIS.

Falta de chuvas – De acordo com a CIS, atualmente os mananciais operam com 40% de capacidade média. A falta de chuvas impacta o nível das represas que dependem da recarga das precipitações. Contudo, tem-se o Sistema Mombaça operando na região central, inaugurado pela CIS em 2018, que supre pouco mais de 50% da demanda por água em qualquer época do ano. No Pirapitingui, com o Sistema Pirajibu, inaugurado pela CIS em 2020, 100% da demanda de água naquela região é suprida em qualquer época do ano. A CIS afirmou ainda que não há previsão de rodízio na cidade este ano. 

Porém, o munícipe deve sempre fazer o uso consciente da água, economizando ao não lavar carros e calçadas com água limpa, e se o for fazer, utilizar água de reuso, como a água do repasse de roupas da máquina de lavar ou de sistema de captação de água de chuvas (cisternas). Evitar lavar a louça e escovar os dentes com a torneira aberta, e de tomar banhos muito demorados, entre outros.

Novas obras de melhorias – As próximas grandes inaugurações previstas são a Nova Represa do Braiaiá e a Linha 02 do Sistema Mombaça (que podem ser conferidas no site oficial).

“As obras de saneamento demoram mais a ficar prontas. Escolhemos fazer o certo e trazer benefícios permanentes. Inauguramos as duas primeiras captações de água da cidade que não secam: Sistemas Mombaça e Pirajibu. Se estas obras não fossem entregues após quatro anos de trabalho, certamente já teríamos vivenciado um caos maior que em 2014 no ano passado – o ano mais seco em 100 anos”, pontua a CIS. Segundo a Companhia, também foram feitos reservatórios de água tratada, que levaram mais água para regiões sem abastecimento, entre outras melhorias constantes.

 “Temos a maior frente de obras da história de Itu em cinco anos de existência. Não conseguimos resolver um problema de mais de 40 anos. Foi muito tempo de abandono e falta de comprometimento. Mas com trabalho, seguimos melhorando de forma contínua o abastecimento da população”, finalizou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s