OS DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 31.03.2018

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.


Reintegração de posse do antigo cemitério é agendada para julho

Após anos de tentativas de diálogo entre os envolvidos, a justiça determinou que no próximo mês de julho haverá a reintegração de posse da área do antigo cemitério Memorial da Pedra da Paz Universal, localizado na estrada velha Itu-Salto.

Atualmente, de acordo com as informações colhidas pela reportagem, mais de 1500 pessoas residem no local e precisarão sair, porém não existe um local para a transferência dessa população.

Com a definição da data, mantida em sigilo pela Polícia, nas próximas semanas, a Justiça local e a Polícia Militar de Itu iniciará o processo de planejamento para a reintegração de posse da área do cemitério.


Boatos de greve agitaram a Heinekken

Na última semana circulou nas redes sociais a informação que haveria uma paralisação na unidade fabril da Heinekken Itu em virtude de possíveis discordâncias referentes ao pagamento da Participação dos Lucros e Resultados – PLR aos colaboradores. A reportagem consultou o sindicato da categoria que negou a possibilidade de greve e investiga a origem do comunicado que circulou em grupos de whatsapp de funcionários.


Secretário de Estado de Turismo lança programas de turismo

Nesta semana ocorreu o lançamento oficial em Itu dos Programas “Turismo do Saber” e “Melhor Viagem”, oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo.

O evento ocorreu no Parque Geológico do Varvito, importante ponto turístico da cidade, uma das mais procuradas para visitação dentro dos dois programas oferecidos pelo Governo do Estado. Itu atua como emissivo e receptivo e, somente em 2018, pelo Programa “Turismo do Saber”, já foram recebidos mais de 400 alunos de diversas cidades do estado. Cerca de 240 alunos de escolas de Mongaguá participaram do lançamento do Programa em Itu, aproveitando para visitar o Parque do Varvito e, posteriormente, a Cidade da Criança e a Praça dos Exageros.


Prefeitura promove plantio de 210 mudas para na Represa do Itaim

No último dia 22 de março foi comemorado o Dia da Água. Para celebrar a data, a Prefeitura promoveu o plantio de 210 mudas nativas para recuperação da mata ciliar da Represa do Itaim. O manancial é responsável pelo abastecimento de quase 40 bairros ituanos.


Ceunsp auxilia os contribuintes na declaração do Imposto de Renda 2018

O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp do Grupo Cruzeiro do Sul prossegue neste mês de abril o Plantão Fiscal 2018, que acontece no campus de Itu e Salto. O serviço integra as ações do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) em parceria com o curso de Ciências Contábeis da Instituição.

Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio pelo e-mail irpf@ceunsp.edu.br. Através do endereço eletrônico o contribuinte será informado sobre quais documentos devem ser levados no dia da consultoria.  

Os atendimentos em Itu acontecem nos dias 7, 14 e 28 de abril, no Laboratório 50, Campus I, das 8 às 11 horas. Já em Salto, o serviço é realizado nos dias de semana, das 17 às 19 horas, durante todo o mês de março e abril, no NAF – Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil.


Unit abre inscrições para cursos de qualificação

Até o próximo dia 4 de maio estarão abertas as inscrições para os cursos de qualificação do 2º semestre de 2018 da Universidade do Trabalhador – Unit, localizada na Praça Gaspar Ricardo, s/nº. As inscrições podem ser feitas das 8h30 às 11 horas, das 13h30 às 16h30 e das 18h30 às 21h30, mediante apresentação de documento de Identidade (RG) atualizado e endereço com CEP.

Os cursos oferecidos são AutoCAD, Corte e Costura, Desenho Técnico Mecânico, Instalação Predial Residencial Básica, Informática Básica, Office (novo–manhã), Marcenaria, nos períodos da tarde e noite.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-0105 ou na recepção da escola.


Queniano vence a 34ª Volta Pedestre Cidade de Itu

A 34ª edição da Volta Pedestre Cidade de Itu, realizada no último domingo, dia 25, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, e com o patrocínio do Supermercado São Vicente, reuniu 3 mil participantes e teve como destaque a vitória do queniano Dennis Kemboi Bera Kusimba em 29 minutos e 59 segundos, com uma média de 20 km por hora ao longo do percurso de 10 km. Robson Pereira de Lima e André Alberi de Santana completaram o pódio.

Já na prova feminina, a vitória ficou com a atleta Jaciane Barroso de Araújo que completou o trecho em 36 minutos e 52 segundos. Ela foi seguida de Roselaine Sousa Ramos Benites e Zenaide Vieira.

Na corrida de 6,5 km feminino, Nadia Caroline Ferreira Lima, Karla Resende e Erica Renata da Silva foram as três primeiras colocadas, enquanto no masculino completaram o percurso nas primeiras posições Lucas Bissoli, Anísio Rodrigues de Antônio Filho e Luciano. Todos os resultados da prova estão disponíveis no site http://www.cronoserv.com.br/resultados/

A largada e chegada da prova ocorreram na Avenida Galileu Bicudo, entre as ruas Graciano Geribello, entre as ruas Graciano Geribello e Cecília Meneghini de Mattos.


Ituano perde em casa e fica fora da disputa do título do Troféu do Interior

Mais uma vez o Galo de Itu não avançou por detalhes e agora está definitivamente eliminado do Campeonato Paulista.

Após ser derrotado pelo Palmeiras em casa por uma vantagem de gols que impossibilitou a passagem à próxima fase do Paulista na primeira fase, o Galo novamente deixou escapar em casa a classificação à final do Troféu do Interior.

A Ponte Preta perdia para o São Bento em Sorocaba, resultado que dava a possibilidade ao Ituano chegar à final em caso de um triunfo frente ao Mirassol, em casa, no Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior. Mas não foi desta vez.


São Paulo é campeão da Copa Secom de Futebol

No último sábado, dia 24, aconteceu a final da Copa Secom de Futebol. A competição reuniu mais de 90 equipes e terminou na tarde de ontem, no Estádio Álvaro de Souza Lima com a disputa entre as equipes do São Paulo e Palestra.

Com o estádio lotado e uma partida disputada, o São Paulo, do técnico Lingue, levou a melhor e garantiu o título após uma vitória por 4 a 1 sobre o Palestra.

Na preliminar, o Santa Rita venceu por 2 a 1 o Grêmio Olimpikus e garantiu o terceiro lugar.


Mezzo soprano francesa fará apresentação na Igreja Matriz dia 6

Na próxima sexta-feira, dia 6 de abril, a partir das 20 horas, a mezzo soprano francesa Sophie Koch faz uma apresentação gratuita na Igreja Matriz Nossa Senhora Candelária, em Itu. Pela primeira vez na América Latina, Sophie é considerada uma das principais vozes da França destes últimos anos no cenário lírico internacional. A soprano estará acompanhada do pianista, também renomado internacionalmente, André dos Santos.


Prestes a assumir do Governo de SP, Márcio França estará em Itu 2ª feira

Na noite da próxima segunda-feira, dia 2, o vice-governador de São Paulo, Márcio França, que assumirá a gestão do Estado em função da candidatura a presidência de Geraldo Alckmin, estará em Itu para um encontro de líderes, coordenado pelo ex-vereador Matheus Costa, com o também deputado estadual Carlos Cezar.

O ituano Matheus Costa também oficializará a filiação ao PSB, partido no qual disputará as eleições em outubro para o cargo de deputado federal. O evento terá início às 19 horas, na Rua professor Acácio de Vasconcelos Camargo, 198, no Bairro São Luiz.


ILI promove Workshop Velhices Possíveis

No próximo dia 6 de abril, sexta-feira, às 14 horas, o Instituto do Legislativo Ituano (ILI) promove o Workshop Velhices Possíveis, com a palestrante Eliza Moreira, que é especialista em Gerontologia pela USP, assistente social e consultora de recursos humanos.

O evento abordará o Estatuto do Idoso, planos para o futuro, além de propostas para envelhecer com qualidade de vida.

O Workshop é aberto ao público e acontece na sede do ILI – Rua Paula Souza, 492 Sala E – Fábrica São Luiz. As inscrições podem ser realizadas no site da Câmara.


Domingo tem o tradicional Estouro do Judas na Praça da Matriz

Neste domingo, dia 1º de abril, na Praça Padre Miguel, popular Praça da Matriz, a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos, realiza o tradicional Estouro do Judas pontualmente ao meio dia.

Com mais de um século de história, diferente do que é realizado em outras cidades em que o boneco do Judas é malhado, em Itu os bonecos do Diabo e do Judas são literalmente explodidos.

Colocados em um mastro com bombas que vão explodindo uma a cada vez, o boneco do Diabo acaba sentado nos ombros de Judas e, ao final, os dois explodem.

O local do espetáculo será cercado e sinalizado, visando evitar quaisquer incidentes.

 


Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 31/03/2018. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco:
(11) 2715-7609 ou comercial@editoram.com.br