OS DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 17.03.2018

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.


Questionamentos da oposição são barrados pela base do Governo

O primeiro pronunciamento do novo líder do prefeito na Câmara, Givanildo Soares de que a relação com os vereadores de oposição seria diferente não tem acontecido como se esperava.

A vereadora Maria do Carmo Piunti protocolou pedidos de explicações sobre ações do Poder Executivo, em especial na área da saúde e também nos investimentos em shows musicais, porém após informações apresentadas pelo líder Giva, os requerimentos foram rejeitados e arquivados.


Macruz e Carlota trocam acusações após requerimento sobre a CIS

Ao longo da sessão legislativa da última segunda-feira, dia 12, os vereadores do mesmo partido, Reginaldo Carlota e Rodrigo Macruz, trocaram ofensas durante o debate sobre o requerimento do vereador Carlota endereçado a Companhia Ituana de Saneamento – CIS.

O vereador Macruz alegou que votaria contra a solicitação das informações, pois o autor do pedido não comparece aos debates: “Votaria a favor, porém o requerimento é apenas para fazer polêmica. Não dá para ser conivente com estas situações. Tem de ler mais o Regimento Interno. Sou contra esse tipo de solicitação. Não tem lógica”.

Em resposta, Carlota foi direto: “Vereador que parece mulher de malandro. Precisa fazer média com o prefeito. Esse tipo de vereador só quer debater para aparecer no jornal, pois entrou com os restos dos meus votos. Toda vez fica falando para ganhar 5 minutos de fama”.


Deputado estadual visita Câmara e destaca trabalho em prol do município

Na última segunda-feira, dia 14, o deputado estadual Rodrigo Moraes esteve presente na Câmara de Vereadores para acompanhar a sessão legislativa. Com o apoio do vereador José Galvão, que foi assessor do deputado anteriormente, Rodrigo destacou o trabalho realizado em prol do município, mesmo com as dificuldades financeiras do Estado.

O deputado acompanhou parte da sessão legislativa e foi elogiado por todos os vereadores presentes no plenário como Dito Roque, Normíno da Rádio, José Galvão, Maria do Carmo, Rodrigo Macruz entre outros.


Secretários terão mais autonomia nos processos licitatórios

Por 11 votos a 1, a Câmara aprovou em primeira discussão o projeto de lei, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola, que trata sobre a atribuição de competência aos secretários municipais junto aos atos produzidos pelas suas respectivas pastas. A proposta é para que todos os secretários possam ser responsáveis pelos processos licitatórios e contratuais das pastas pelas quais são responsáveis, tornando a administração pública mais ágil e próxima dos cidadãos. O projeto segue para uma nova discussão no Legislativo na próxima semana.


Secretaria de Saúde promove campanha de exames preventivos para as mulheres

Com o objetivo de estimular a realização de exames preventivos, neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde promove a Campanha Mês da Mulher – Realize seus exames preventivos.

No próximo dia 24 de março, das 7 às 13 horas, as mulheres ituanas poderão comparecer ao Centro de Referência da Mulher, localizada na Rua Santana, 319, para realizarem os exames de mamografia e de coleta de Papanicolau: “A prevenção é fundamental, até porque com isso é possível detectar uma doença em seu estágio inicial, aumentando consideravelmente a possibilidade de cura”, comenta a secretária da Saúde, Janaina Guerino de Camargo. Ao todo serão realizados 24 exames de mamografia/dia nessas duas datas, mediante entrega de senha a partir das 7 horas no próprio local.

Para participar as mulheres interessadas devem se dirigir ao Centro de Referência da Mulher, nas datas e horários da campanha, portando o cartão SUS, um documento pessoal com foto e apresentar exames de mamografia e de Papanicolau caso tenha feito anteriormente. Não há necessidade de encaminhamento médico para a realização dos referidos exames.


Cidade confirma R$ 1,3 milhão para investir nas unidades básicas e futuro hospital

Na última segunda-feira, dia 12, o prefeito Guilherme Gazzola, em viagem à Brasília, assinou emendas destinadas à aplicação na área da saúde, que totalizam aproximadamente R$ 1,3 milhão.

As emendas foram disponibilizadas pela senadora Marta Suplicy (PMDB) e pelos deputados federais Antonio Carlos Mendes Thame (PV), Miguel Haddad (PSDB) e Missionário José Olímpio (DEM). Os valores serão utilizados para manutenção e atualização tecnológica das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com o intuito de agilizar e ampliar o atendimento no município.

Uma parte desses valores será destinada à aquisição de equipamentos e materiais para o futuro Hospital Municipal e para melhorias nos serviços de Atenção Básica e de Média e Alta Complexidades.


Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 17/03/2018. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco:
(11) 2715-7609 ou comercial@editoram.com.br