Parabéns Itu pelos 408 anos de história

Hoje, dia 2 de fevereiro, a cidade de Itu, conhecida como a “Terra dos Exageros”, completa 408 anos de fundação. Uma história repleta de acontecimentos marcantes desde a construção da capela de Nossa Senhora da Candelária com Domingos Fernandes, passando pelas trocas de nomes de Utu Guaçu, Vila de Itu até chegar à ITU.
Mas antes de falar sobre Itu, o periódico Agora Itu parabeniza a cidade pela data expressiva e busca realizar um trabalho imparcial e que mostre a realidade do município. Problemas serão apontados, soluções também e o objetivo sempre serao longo dos anos.
A edição especial de hoje, antecipada do habitual aos sábados, demonstra a intenção deste jovem e ambicioso veículo apresentar um novo formato de jornalismo, dinâmico e rápido, interligado as plataformas sociais sempre com a credibilidade da informação ao leitor do impresso ou o plugado no digital por intermédio dos smartphones, notebook e tablets.
E falando de Itu não podemos iniciar sem lembrar o nome do humorista Simplício, que colocou o município no mapa mundial como o bordão da cidade onde tudo é grande. Simplício precisa ser reverenciado sempre, porém temos de evoluir, pois Itu é uma cidade que possui uma área territorial, umas das maiores do Estado de São Paula, com potencial imensurável para crescimento industrial e também residencial. O planejamento a longo prazo para seguir, independente da gestão política que se encontra no poder, é fundamental. É necessário um projeto de cidade e não de governo, e esperamos a atual administração tenha esta consciência.
Ainda pensando em desenvolvimento urbano podemos avaliar que Itu tem se tornado reduto de condomínios, um destino especial dos paulistanos que querem fugir da capital, porém esses novos empreendimentos precisam ser pensados e planejados para que a cidade ganhe em expansão urbana e não apenas se torne um amontoado de residenciais.
Itu é grande e precisa pensar como tal para que não fique restrita a este tradicional bordão. O turismo tem de ser usado e neste primeiro deu mostras que poderá atrair recursos ao município com eventos atrativos para movimentar o comércio local.
A grande verdade é que potencial em Itu não falta, porém precisa ser bem explorada. A atual gestão possui uma visão mais ampla e empresarial para que a cidade possa crescer e esperamos que coloque em prática todas ideias. Parabéns Itu.