Regimento Deodoro: 100 anos de história dedicados ao Exército Brasileiro

Neste sábado, dia 20 a partir das 9 horas, o 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve GACL – Regimento Deodoro, popular “Quartel de Itu” comemora os 100 anos de fundação e história no município.
Além da solenidade da troca de comando, com a despedida do Coronel Erb Lyra Leal e a chegada do Tenente Coronel Ricardo Alves Pereira, o Regimento Deodoro também terá a formatura da tropa em frente ao Quartel na data especial.
O novo comandante dirigia a Escola de Comando do Estado Maior do Exército, no Rio de Janeiro e assume o Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Itu que possui contingente com aproximadamente 50 oficiais superiores, 100 sargentos, 100 cabos e soldados e 250 recrutas.
Os 100 anos do Regimento e a despedida do coronel Erb Lyra já tiveram celebrações como na última sexta-feira, dia 12, no Círculo Ítalo Brasileiro “Dante Alighieri”. O evento foi realizado pela Sociedade Amigos da Cidade de Itu – SACI e reuniu dezenas de autoridades civis e militares. o evento contou com a presença de diversas autoridades militares como Gal. Carlos Sérgio Câmara Saú (comandante da unidade ituana entre 2007 e 2010) e do Gal. Francisco Roberto de Albuquerque (1984-1986).
História – 20 de janeiro de 1918 nasceu o Regimento Deodoro com um contingente de apenas 29 homens, sob o comando do Ten Cel Raphael Clemente Telles Pires. No ano seguinte foi denominado de 4º Regimento de Artilharia Montada (4º RAM), tendo participado da Revolução Constitucionalista de 1932. Em 1º de março de 2005, o Regimento Deodoro foi renomeado como 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve. Dentre as inúmeras missões as mais recentes aconteceram no Rio de Janeiro entre 2010 e 2012 nas operações de pacificação das comunidades;em 2013 somou forças no 19º Contingente do batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT) das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
Corrida – O tiro do Obuserio Oto Melara foi o aviso de largada da Corrida do Exército, em comemoração aos 100 anos do Regimento Deodoro. A competição foi disputada em duas categorias: 5 km e 10 km, entre homens e mulheres.
A Corrida do Exército foi organizada pela PROEESP – Associação Profissionais de Eventos Esportivos – e contou com apoio do Regimento Deodoro, Prefeitura da Estância Turística de Itu, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Guarda Civil Municipal da cidade de Itu.