Secretaria Estadual abre inscrições para profissionais de cultura

O Programa Oficinas Culturais, da Secretaria do Governo de São Paulo, abre inscrições para cadastro de profissionais das áreas de formação no campo da cultura de todo o Estado. O objetivo é constituir um cadastro de profissionais que possam desenvolver atividades formativas em cidades do Interior, Litoral e Região Metropolitana de São Paulo.
A partir deste ano, a programação passou a ser realizada em parceria direta com as cidades interessadas, ofertando atividade formativas (oficinas, cursos, workshops, vivências e compartilhamento de processos artístico) com duração entre oito e trinta e seis horas, nas diferentes áreas e linguagens artísticas, para público a partir de 16 anos.
As inscrições estão abertas até 10 de setembro e ocorrerão exclusivamente mediante envio de formulário eletrônico. Não serão aceitas inscrições por e-mail, nem materiais entregues pessoalmente. Deverão ser inseridas no cadastro informações sobre as áreas de atuação, experiência profissional e localidade – conforme indicado no formulário. Poderão ser inseridos ainda materiais complementares como o endereço eletrônico de sites ou redes sociais em que estejam disponíveis informações, fotos e vídeos que contextualizem experiências anteriores com atividades de formação.
Vale ressaltar que por tratar-se de um banco de dados, não será gerado nenhum tipo de lista de aprovados. A partir do diálogo com o responsável da área cultural de cada município, a equipe de programação das oficinas culturais entrará em contato com os profissionais cadastrados para solicitar propostas de atividades. Oficinas Culturais é um programa que atua desde 1986 na formação e na vivência da população paulista no campo da cultura.
As seguintes áreas serão contempladas: Artes Visuais, Audiovisual (Cinema e Vídeo), Circo, Comunicação e Novas Mídias, Cultura Tradicional, Cultura Urbana (Grafite, Hip-Hop, Muralismo etc.), Dança, Desenho, Fotografia, Gestão Cultural, Gravura, História em Quadrinhos, Literatura, Moda, Música, Ópera, Patrimônio, Performance e Teatro. O cadastro pode ser feito no (www.oficinasculturais.org.br). Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail (atividades@oficinasculturais.org.br).