Itu será palco de uma grande celebração das artes cênicas entre os dias 2 e 12 de julho com a realização da 6ª edição do Festival de Teatro Dago Menezes. O evento acontece no Teatro Yara, no Centro da cidade, e reunirá grupos, coletivos e artistas de diferentes regiões do Estado de São Paulo e também de Goiás, consolidando o festival como um dos principais encontros culturais do interior paulista.
Neste ano, mais de 50 grupos de teatro se inscreveram para participar da seleção. Foram escolhidos espetáculos de cidades como Salto, Mogi Mirim, Batatais, Guariba, Caieiras, Indaiatuba, Ribeirão Preto, São Paulo capital e Goiânia (GO), trazendo ao público uma programação diversificada, com montagens infantis, dramas, comédias, cenas experimentais e atividades formativas.
Criado em 2019 pela Yara Produções Artísticas, o festival nasceu como uma homenagem ao ator Dagoberto Menezes, carinhosamente conhecido como Dago. Apaixonado pelo teatro, ele sonhava em ver Itu sediando um grande encontro artístico capaz de fomentar a cultura, promover intercâmbio entre grupos e fortalecer a cena teatral da região. O sonho foi transformado em realidade por amigos, familiares e artistas e, desde então, o festival vem crescendo a cada edição.
Além da proposta artística, o evento também mantém seu compromisso social. A entrada para todos os espetáculos será beneficente, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal) ou 1 litro de leite. Todas as arrecadações serão destinadas ao Projeto Cura Brasil.
Ao longo de sua trajetória, o Festival Dago Menezes já recebeu centenas de artistas, promoveu oficinas, debates e intercâmbios culturais, além de arrecadar toneladas de alimentos para ações assistenciais. A iniciativa reforça o papel do teatro não apenas como entretenimento, mas também como ferramenta de transformação social, reflexão e conexão humana.
Segundo Yara Napoli, idealizadora do festival e proprietária do Teatro Yara, o evento representa resistência cultural e valorização da arte.
Para ela, cada grupo que sobe ao palco traz novas histórias, novas perspectivas e diferentes formas de enxergar o mundo, contribuindo para a formação de público e para o fortalecimento da cultura em Itu e região.
Programação
02 de julho | 20h
Mostra de Dança YPA — Yara Produções Artísticas (Itu/SP)
Classificação: Livre
03 de julho | 20h
Lua Vermelha — Cia Um do Outro de Teatro (Jundiaí/SP)
Classificação: 16 anos
04 de julho | 14h
Vidas à Margem — Cia Anomalias Teatrais (Salto/SP)
Classificação: Livre
04 de julho | 20h
Frida, este cadáver ainda vive! — Vidraça Cia de Teatro (Mogi Mirim/SP)
Classificação: 10 anos
05 de julho | 14h
Rapunzefa — Núcleo de Teatro Evoé (Batatais/SP)
Classificação: Livre
05 de julho | 20h
Antes que o tempo acabe — Cias Qualquer Canto de Tentativas Teatrais (Guariba/SP)
Classificação: 12 anos
06 de julho | 20h
A Menina e o Céu de Memórias — Du Caixote Cia de Arte (Goiânia/GO)
Classificação: Livre
07 de julho | 19h
Master Class Voz – Canto para Atores — Clóvis Português / YPA (Itu/SP)
Classificação: Livre
08 de julho | 20h
Sacra Folia — Projeto 3º Sinal (Caieiras/SP)
Classificação: 12 anos
09 de julho | 14h
Enquanto Eu Dormia — Coletivo Exórdio (Indaiatuba/SP)
Classificação: 10 anos
09 de julho | 14h
Adorável Desgraçada — Cia Guarda Chuva (São Paulo/SP)
Classificação: 12 anos
09 de julho | 14h
Salomé_4 — Montadashi (São Paulo/SP)
Classificação: 16 anos
09 de julho | 20h
Há Vagas para Moças de Fino Trato — Huma Cia de Teatro (São Paulo/SP)
Classificação: 10 anos
10 de julho | 20h
Dorotéia — FOCÚ Grupo de Teatro (Ribeirão Preto/SP)
Classificação: 14 anos
11 de julho | 11h
Toda Mamãe é Noel — Cia Guarda Chuva (São Paulo/SP)
Classificação: Livre
11 de julho | 16h
As Aventuras de um Bêbado Entre a Vida e o Sonho — Cia Teatral Viajantes (Ribeirão Preto/SP)
Classificação: 12 anos
A organização convida moradores de Itu e região a prestigiarem o festival e apoiarem os artistas nesta grande celebração da cultura brasileira. Em tempos de rotina acelerada, o teatro segue sendo um espaço de encontro, emoção e reflexão — uma experiência capaz de aproximar pessoas e ampliar olhares sobre o mundo.



Deixe uma resposta