
Operação logística mobiliza transporte e estrutura inédita para instalação de novos aviões na Fábrica São Pedro, sede do Museu FAMA
O Museu Asas de um Sonho, que possui parte de suas instalações na Fábrica São Pedro, sede do Museu FAMA, anuncia a ampliação de seu acervo aeronáutico com a chegada de três novas aeronaves históricas que passarão a integrar a visitação pública em Itu (SP) a partir de maio.
A operação logística terá início em São Carlos (SP), de onde partirão as aeronaves desmontadas, e será realizada em duas etapas. Na primeira, serão transportadas as aeronaves Xavante e Paulistinha, com posterior início do processo de montagem no novo espaço expositivo.
Na sequência, a equipe retorna a São Carlos para a desmontagem e o transporte da aeronave Hawker Siddeley HS-125, concluindo o ciclo logístico. Ao todo, a operação deve se estender por cerca de 17 dias, considerando todas as etapas de transporte e instalação.
Novo espaço e requalificação de acesso
As aeronaves passarão a compor um novo ambiente expositivo em implantação na Fábrica São Pedro, que será denominado Hangar Comandante João Francisco Amaro, ampliando a experiência cultural do público e integrando o circuito de visitação do complexo. O projeto inclui também a criação de um novo acesso, facilitando a circulação de visitantes e conectando o espaço ao futuro restaurante que será inaugurado na região da Rua Gaciliano Geribello.
A iniciativa reforça o papel do complexo como um dos principais polos culturais e turísticos da região, ao unir patrimônio histórico, arte e tecnologia em um mesmo espaço.
Aeronaves que passam a integrar o acervo
A ampliação contempla três modelos com relevância histórica para a aviação brasileira, cada um representando diferentes momentos e funções da evolução aeronáutica.
Hawker Siddeley HS-125 (VU-93)
A aeronave de fabricação britânica foi utilizada para transporte executivo de oficiais e autoridades, além de desempenhar funções técnicas na aferição de instrumentos de navegação aérea, fundamentais para a segurança de pousos e aproximações. O exemplar incorporado ao acervo apresenta pintura que homenageia o esquadrão responsável por essas operações especializadas.
Principais características:
Fabricante: Hawker Siddeley Aviation Ltd (Inglaterra)
Motores: 2 turbojatos Rolls-Royce Bristol Viper 522
Empuxo: 3.360 lb cada
Comprimento: 14,45 m
Envergadura: 14,33 m
Altura: 5,03 m
Peso vazio: 5.217 kg
Velocidade máxima: 821 km/h
Alcance: 3.186 km
Xavante BEM-326
Ícone da aviação militar brasileira, o Xavante é um avião de treinamento avançado fabricado no país pela Embraer, sendo amplamente utilizado na formação de pilotos militares. O modelo, embora não esteja em condições de voo, possui grande valor histórico e educativo.
Principais características:
Comprimento: 10,65 m
Envergadura: 10,84 m
Lugares: 2
Velocidade máxima: 870 km/h
Motor: Rolls-Royce Bristol Viper
Paulistinha CAP-4
Um dos aviões mais emblemáticos da formação de pilotos no Brasil, o Paulistinha CAP-4 foi fabricado em Utinga (Santo André/SP) pela Companhia Aeronáutica Paulista. O exemplar que será exposto, fabricado em 1945, foi doado pelo comandante Paulo Sérgio de Moraes. Diferentemente das demais aeronaves, este modelo encontra-se em condições de voo, preservando características originais.
Principais características:
Utilização: treinamento
Comprimento: 6,7 m
Envergadura: 10,67 m
Peso vazio: 321 kg
Peso máximo: 538 kg
Lugares: 2
Velocidade máxima: 160 km/h
Velocidade de cruzeiro: 135 km/h
Motor: Continental A-65, 4 cilindros, 65 hp



Deixe uma resposta