Mostra gratuita apresenta obras criadas por jovens a partir de lixo eletrônico e promove reflexão sobre sustentabilidade, tecnologia e acessibilidade em Itu.
O CRAS III – Promai recebe no dia 11 de dezembro a exposição E-Lixo, que reúne obras produzidas por jovens a partir de resíduos eletrônicos descartados. A mostra, gratuita e aberta ao público, acontece das 16h30 às 18h30 e tem o objetivo de estimular a reflexão sobre sustentabilidade, tecnologia e criatividade.
O projeto envolveu 30 jovens atendidos pelo CRAS, que entre setembro e dezembro participaram de oficinas de fotografia, HQ, grafite e escultura. Durante as atividades, eles aprenderam a reaproveitar componentes eletrônicos para criar obras artísticas que serão apresentadas ao público pela primeira vez.
Idealizadora da iniciativa e gestora da Renovarte, Patrícia Santos destaca que o E-Lixo é mais do que uma exposição. Segundo ela, o projeto incentiva a comunidade a enxergar o lixo eletrônico como potencial para novas criações, além de chamar atenção para o impacto ambiental desse tipo de resíduo. O Brasil produz cerca de 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, mantendo-se entre os países que mais geram esse tipo de material, embora menos de 3% seja reciclado.
As oficinas, voltadas a jovens a partir de 12 anos, foram realizadas semanalmente durante três meses, somando 24 horas de formação artística. Ao longo do processo, os participantes tiveram contato com linguagens variadas e transformaram peças descartadas em trabalhos originais que dialogam com sustentabilidade e inovação.
A mostra também se destaca por oferecer recursos de acessibilidade, incluindo visitas guiadas com audiodescrição, tradução em Libras e horários reservados para pessoas com TEA, mediante agendamento prévio. Para participar, basta entrar em contato com a Renovarte Produtora Cultural pelo WhatsApp (19) 97408-7044.
Financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do ProAC ICMS e patrocínio da empresa Cobrecom, o projeto E-Lixo é produzido pela Renovarte em parceria com a Núcleo Cultural, reforçando o compromisso com iniciativas artísticas e socioambientais.







Deixe uma resposta