Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, longa já coleciona prêmios internacionais
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, foi escolhido como representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026, na categoria Melhor Filme Internacional. A decisão foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema nesta segunda-feira, dia 15.
Ambientado em 1977, durante a ditadura militar, o longa acompanha Marcelo, um professor de tecnologia que tenta recomeçar a vida no Recife, mas se vê envolvido em um universo de espionagem e paranoia. Apesar de ainda não ter estreado em circuito nacional, o filme já conquistou prêmios internacionais, incluindo Melhor Diretor, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura, no Festival de Cannes, uma das mais importantes premiações do cinema mundial.
Ser escolhido como representante brasileiro não garante automaticamente a indicação ao Oscar. Cada país envia um filme para concorrer, e a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA fará a seleção final dos indicados. A cerimônia de entrega das estatuetas será em 15 de março de 2026. Entre os outros filmes pré-selecionados estavam Baby, Kasa Branca, Manas, O Último Azul e Oeste Outra Vez. Vale lembrar que o Brasil conquistou seu primeiro Oscar no início deste ano com o filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, na mesma categoria.




Deixe uma resposta