Um Jornal comprometido com você!

Notícias de última hora, com uma leitura simples e otimizada para sua melhor informação.

Itu recebe oficinas gratuitas de reciclagem de lixo eletrônico com foco em arte e consciência ambiental

Jovens a partir de 12 anos podem participar do projeto E-lixo, que oferece aulas de fotografia, HQ e grafite a partir de 11 de setembro no CRAS III – Promai

Com o aumento do consumo de aparelhos eletrônicos, cresce também o descarte de celulares, computadores, baterias e outros equipamentos que, muitas vezes, não têm destino adequado. O Brasil gera cerca de 2,4 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, ocupando a 5ª posição mundial entre os maiores produtores desse tipo de resíduo. Porém, menos de 3% desse volume é reciclado, segundo dados do setor.

Diante desse cenário, o projeto E-lixo chega a Itu (SP) em setembro para transformar resíduos em arte e promover a conscientização ambiental entre jovens. Serão oferecidas 25 vagas gratuitas para oficinas que unem aprendizado artístico e reaproveitamento de materiais eletrônicos descartados.

Oficinas de arte e reciclagem

As aulas começam em 11 de setembro, sempre às quartas-feiras, das 16h30 às 18h30, no CRAS III – Promai, e terão duração aproximada de três meses, totalizando 24 horas. Voltadas para jovens a partir dos 12 anos, as oficinas incluem:

  • Fotografia
  • HQ (histórias em quadrinhos)
  • Grafite

Segundo a gestora da Renovarte, Patrícia Santos, a iniciativa vai além da arte:

“Mais do que promover a conscientização ambiental, as oficinas são uma oportunidade para jovens desenvolverem habilidades artísticas e criativas, enxergando o lixo eletrônico como matéria-prima para novas criações.”

Ao final do projeto, os alunos apresentarão uma exposição das obras produzidas, reforçando o potencial da reciclagem eletrônica como recurso para a cultura e a sustentabilidade.

Acessibilidade garantida

O projeto também prevê materiais acessíveis e acompanhamento de profissionais especializados para alunos com deficiência e neurodivergentes, assegurando inclusão durante todo o processo.

Apoio e financiamento

O E-lixo é financiado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio do ProAC ICMS e patrocínio da empresa Cobrecom. A realização é da Renovarte Produtora Cultural, em parceria com o Núcleo Cultural.

Serviço – Oficinas do Projeto E-Lixo em Itu

📅 Início das aulas: 11 de setembro
Horário: 16h30 às 18h30
📍 Local: CRAS III – Promai – Av. Dr. Ulisses de Moraes, 497, Núcleo Habitacional São Judas Tadeu, Itu (SP)
📝 Inscrições: no próprio CRAS, de segunda a sexta, das 8h às 17h
🔗 Informações: www.proac.sp.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Jornal Agora Itu

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading