As mulheres vítimas de violência agora possuem mais um canal de atendimento e de denúncia dos crimes que possam ter sofrido ou estarem sofrendo, com a DDM Online (Sala Lilás). De acordo com a delegada de polícia, Márcia Pereira Cruz, desde o último sábado (30), as mulheres, além dos canais de denúncia 180 e disque 100, do Governo Federal, agora têm mais este meio de atendimento no combate à violência, funcionando nos plantões noturnos e nos finais de semana e feriados.
“Com a DDM Online (Sala Lilás), a mulher vítima de violência contará também com o atendimento pela Delegacia da Mulher Online, em um espaço de acolhimento onde a mulher será assistida de forma virtual (caso queira) para realizar sua denúncia e para que sejam tomadas as medidas de polícia judiciária, tais como a Representação pela Medida Protetiva de Urgência”, explicou a delegada.
A Sala Lilás fica na Delegacia de Polícia Civil, na região central de Itu (Rua Floriano Peixoto, 203), e auxilia no atendimento online de mulheres que por algum motivo não tenham acesso ao serviço de internet ou não saibam como fazer. Na DDM Online (Sala Lilás) a mulher será atendida virtualmente, ou seja, participará de uma conversa através da plataforma Teams, na qual será atendida por uma Polícia Civil (DDM Online), que elaborará as ocorrências e serão tomadas as demais providências pelo meio online.
“Diferente da Delegacia Eletrônica em que a própria vítima elabora seu boletim de ocorrência, é um atendimento mais específico para a mulher vítima de violência, e ela terá um contato, ainda que virtual com uma policial civil da DDM Online”, explicou a Dra.
É um importante canal, que pode estar mais acessível, ou até mesmo, no qual as mulheres se sintam mais acolhidas para relatarem as agressões e crimes sofridos.
Ainda de acordo com a Dra. Márcia, em Itu são registrados cerca de 40 a 45 atendimentos na DDM (Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher) por mês, e 80% tem algum prosseguimento. “A maior parte são casos de crimes de ameaça, injúria e violência psicológica”, afirmou.Vivemos um momento em que ficamos sabendo de muitos casos de violência contra a mulher e contra meninas/crianças, como já publicamos em edições anteriores, o que nos dá a sensação de aumento da violência. “Acredito que além do aumento das ocorrências, aumentou a divulgação desses crimes pela imprensa”, relatou a delegada.
É importante que as mídias e órgãos de imprensa divulguem tais atos violentos, mas mais ainda, que informem meios de combate a tais crimes. Também é possível fazer a denúncia online sem sair de casa (menos em caso de estupro), basta acessar: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/







Deixe uma resposta