Exposição conta vida e obra do artista ituano Pery Guarany Blackman

Teve início na sexta-feira (01º/02), no Plaza Shopping Itu, a exposição “Professor de artes: Pery Guarany Blackman – vida e obra”, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Itu, por meio do Museu e Arquivo Histórico Municipal de Itu (Mahmi) “Sinésio de Sampaio Góes”. A visitação é gratuita e pode ser realizada das 10h às 22h.

No local os visitantes podem ver pinturas, aquarelas e desenhos do artista ituano Pery Guarany Blackman (1900 – 1975), que incluem retratos, marinhas e naturezas-mortas provenientes dos acervos da família Blackman, do Mahmi e da Escola Estadual “Professor Pery Guarany Blackman”.

O artista ituano trabalhou como professor e restaurador, dedicando sua vida a retratar o cotidiano, as paisagens históricas e os personagens de Itu.

Além de apresentar as recentes pesquisas da vida e obra de Pery, a exposição, que possui curadoria da Dr.ª Anicleide Zequini e do Dr. Emerson Ribeiro Castilho, dedica um espaço ao pai do artista, o pintor italiano Demétrio Blackman. Contemporâneo de José Ferraz de Almeida Júnior (1850 – 1899) e formado no Real Instituto de Belas Artes de Nápoles, Demétrio foi professor do Liceu Sagrado Coração de Jesus, em São Paulo, até mudar-se para Itu onde lecionou nos colégios locais como o Grupo Escolar “Dr. Cesário Motta Júnior”.

A exposição está no Box 22 do Plaza Shopping Itu, que fica na Avenida Doutor Ermelindo Maffei, 1199, Jardim Paraíso.

obras Pery
Obras de Pery Guarany Blackman podem ser visitadas no Plaza Shopping Itu Divulgação
imagem_release_1588363.jpg
Exposição conta com retratos, marinhas e naturezas-mortas de Pery Guarany Blackman  – Divulgação