Feira de Orquídeas é a atração deste feriado prolongado em Itu

De 15 a 20 de novembro, o público poderá participar de um circuito de atrações gratuitas, que valorizam a preservação histórica e incentivam a cultura local

Toda cultura é repleta de detalhes preciosos que ajudam a contar histórias e inspiram a busca por algo novo. Com a ajuda da botânica, área da ciência que estuda o ciclo de vida das plantas, a experiência de reviver o passado pode ganhar um colorido especial.

É o que propõe a Feira “Orquídeas & Cultura”, em Itu, que chega à sua 13ª edição com o objetivo de valorizar a preservação histórica sob uma nova perspectiva. Além de elementos decorativos, como conhecemos, as orquídeas já serviram como poções curativas e afrodisíacos, recebendo também outras aplicações curiosas desde a sua descoberta no extremo oriente, há cerca de 4000 anos.

De 15 a 20 de novembro, o público poderá conferir tudo isso de perto em um espaço com tombamento histórico e que celebra a memória da cidade que se tornou conhecida como o berço da república do Brasil.

Com entrada gratuita, a Feira “Orquídeas & Cultura” ocorre no espaço de eventos da antiga Fábrica de Tecidos São Luiz, no Centro Histórico de Itu. Trata-se de uma construção fundada em 1869 e que sediou a primeira indústria a vapor do estado de São Paulo, cujas atividades seguiram-se ininterruptamente até 1982.

Serão cinco dias de atrações para os mais diversos públicos, incluindo a exposição e o comércio de espécies nacionais e importadas, sorteios de orquídeas e a presença de especialistas para dar dicas sobre técnicas de cultivo. Entre eles representantes da empresa NPK, que comercializa adubos, fertilizantes e substratos para flores.

Semeando o bem – Ao todo 500 mudas de orquídeas serão distribuídas aos visitantes que participarem da  campanha social em prol da Irmandade do Lar Nossa Senhora da Candelária, que atende cerca de 50 idosos atualmente.

Para participar, basta doar 1 litro de leite sem lactose ou 1 kg de alimento não-perecível no posto de coleta da entidade no próprio evento.

bloom-flora-floral-8204
Foto: Tookapic

Diversão para toda a família

Outra atração que promete emocionar o público é a tradicional Exposição de Presépios, uma seleção com mais de 200 montagens vindas de diversas partes do mundo, que visa resgatar e valorizar o espírito real do Natal: o Nascimento de Senhor Jesus Cristo.

Construídos em materiais, tamanhos e formas variados, os presépios integram uma coleção particular.

 

SERVIÇO:

13ª Feira “Orquídeas & Cultura” + Exposição de Presépios

Quando: de 15 a 20 de novembro

Horário: das 10h às 20h. No dia 20, encerramento às 17h

Onde: Espaço Fábrica São Luiz

Rua Paula Souza, 492, Centro – Itu/SP

Informações: (11) 4013-4554, em horário comercial

Entrada: gratuita

Realização: Espaço Fábrica São Luiz

Apoio: Orquidário Orquiflora/Destino Caipira/PROTUR/Prefeitura de Itu/Mundo NPK