Paciente poderá agendar consultas via aplicativo de celular

Uma das melhorias apresentadas no “Panorama da Gestão da Saúde Pública” está na otimização do sistema de agendamento das consultas que também poderá reduzir o número de faltas de pacientes em exames e atendimentos clínicos, assim como as longas esperas em filas.

Trata-se do aplicativo “Acessa Saúde” (disponível para Android) que possibilita ao paciente o agendamento antecipado das consultas, exames e até vacinas, além do histórico dos agendamentos. O APP também disponibiliza a informação de qual UBS o paciente pertence mediante o endereço registrado.

De acordo com a secretária da Saúde, Janaina Gueirino, a aplicativo permitirá ao Poder Público monitorar todos os pedidos de consulta e procedimentos, e alertar os pacientes das datas agendadas para reduzir o número de faltas. Somente no último mês de março foram contabilizadas que aproximadamente quatro mil pacientes não compareceram as consultas e exames agendados: “precisamos reduzir esse número e o aplicativo poderá nos auxiliar neste ponto”, comentou a secretária

Para ter acesso ao aplicativo basta baixá-lo no PlayStore do smartphone procurando por “Acessa saúde”.