Os destaques da Edição de 21.04.2018

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.


Câmara muda dia e horário das sessões; 3 vereadores foram contrários

camara.jpg

Após inúmeras negociações nos bastidores, a Câmara de Vereadores de Itu oficializou a mudança do dia e horário das sessões legislativas com a aprovação do projeto de Resolução que altera diversos artigos do Regimento Interno.

As sessões serão realizadas, a partir do próximo mês de maio quando as novas regulamentações entram em vigor, as terças-feiras, às 16 horas. Vale ressaltar que as duas próximas sessões serão mantidas as segundas-feiras, às 18 horas.


Formato das sessões também sofreram alterações

formato.jpg

 

Além da mudança de dia e horário das sessões a partir de maio, as reuniões sofreram outras mudanças visando a modernização da Câmara.

O expediente que anteriormente era único passará a ser dividido em duas etapas. O “Pequeno Expediente” terá a duração de 2 horas, no qual devem ocorrer a aprovação da ata, leitura de matérias e proposições dos vereadores, E o “Grande Expediente”, com duração de 3h 15 minutos, cada vereador terá direito a fazer o uso da palavra por 15 minutos improrrogáveis.

Após os dois novos expedientes, a sessão será suspensa por um intervalo de 15 minutos, e no retorno acontecerá a Ordem do Dia, que corresponde às votações matérias em regime especial e urgência, vetos e matérias, matérias em redação final, projetos em votação ou recursos.

Outro atualização foi a execução do Hino de Itu em todas as sessões ordinárias, mas que anteriormente não estava previsto no Regimento Interno.

Além das mudanças, o trâmite interno também será alterado.  Diferente do que acontece atualmente, a Ordem do Dia e do Expediente deverão ser publicadas no site da Câmara 24 horas antes do início da sessão, facilitando assim o acesso dos vereadores e também da imprensa.


Cidade é premiada pelo Instituto Smart City Business America por inovação urbana

cidade-premiada.jpg

Após um ano e meio de mandato a frente do Poder Executivo, a Prefeitura de Itu, sob o comando do prefeito Guilherme Gazzola foi premiada na área de inovação urbana.

O “Template Para Desburocratização”, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento, foi reconhecido com o troféu InovaCidade – 2018, conferido pelo Instituto Smart City Business America.

O evento que confirmou a premiação ao município aconteceu na última terça-feira, dia 17, no Expo Center Norte, durante a 6º edição do congresso voltado ao destaque de iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades.

 


Associação Comercial promoverá workshop gestão financeira

ASSOCIAÇÃO

A partir do próximo dia 23, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Itu – ACII promoverá um workshop com o tema “Gestão Financeira na Medida”. O evento acontecerá ao longo de toda semana e terá como objetivo demonstrar os principais desafios do controle das finanças.

O workshop apresentará ao participante como controlar o dinheiro e não apenas economizar, além de entender o funcionamento da empresa e o mercado de investimento. A ideia é permitir ao participante a gestão do dinheiro da empresa, gerenciar fluxo de caixa, planejamento de gastos e identificação de possíveis investimentos.

O evento é uma parceria da ACII com o Sebrae. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-8833


“A cidade está abandonada”, analisa deputado federal e ex-prefeito Herculano Passos

entrevista.jpeg

Prefeito por dois mandatos, deputado federal pelo primeiro mandato, Herculano Passos possui uma história política repleta de desafios e ações em prol do município de Itu e na sua base de atuação política.

Na semana passada, após uma longa parceria no PSD, Herculano anunciou sua saída do partido e a filiação ao MDB. Para explicar essa mudança e também avaliar a gestão do atual comando da Prefeitura de Itu, o deputado esteve na redação do Agora Itu. A matéria completa está na edição impressa do periódico.


Campanha de Vacinação contra Gripe começa 2ª feira

vacinacao

A partir do próximo dia 23, segunda-feira, tem início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda à sexta-feira, das 7 às 17 horas. De acordo com o governo do Estado de São Paulo, a meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário, com o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para a vacinação. A vacinação prossegue até dia 1º de junho.


Gazzola critica Carlota: “Irresponsável e covarde”

O tão esperado debate entre o prefeito Guilherme Gazzola e o vereador de oposição Reginaldo Carlota não aconteceu, porém o prefeito esteve na Câmara na última quarta-feira, dia 18, conforme havia anunciado para esclarecer dúvidas e debater sobre a saúde pública do município.

Sem a presença do vereador, que por meio de ofício informou que não compareceria ao encontro pois considerava o assunto como encerrado. Mas para o prefeito Guilherme Gazzola havia a necessidade de realizar um pronunciamento oficial sobre o caso e esclarecer as dúvidas dos vereadores. A matéria completa está na edição impressa do periódico.


Secretaria apresentará detalhes da gestão da saúde pública

futuro-hospital.jpg

Na próxima terça-feira, dia 24, a Prefeitura apresentará à imprensa um “Panorama da Gestão da Saúde Pública” em Itu. O objetivo é explicar todas as ações realizadas pela Secretaria da Saúde, coordenada pela gestora Janaína Guerino de Camargo, com o aval do prefeito Guilherme Gazzola.

Além da apresentação dos dados, a Prefeitura apresentará o andamento das obras do futuro hospital municipal, que será sediado no antigo prédio da Hospital Nossa Senhora da Candelária, localizado no centro.


Starrett investe mais de R$ 50 milhões na unidade ituana

PREVENDO MELHORA STARRET

A Starrett, uma das maiores fabricantes de ferramentas do mundo, está investindo mais de R$ 50 milhões em sua fábrica instalada em Itu para atender a demanda do mercado brasileiro e Latino Americano que, segunda a empresa, voltará a crescer nos próximos anos.

A operação faz parte de uma estratégia mundial da Starrett que, para tornar a marca ainda mais competitiva globalmente, optou em investir no Brasil, tornando a fábrica no País a responsável por fornecer diretamente toda a linha de aços bi-metais e algumas linhas de serras da marca para Centros de Distribuição espalhados pelo mundo e para outras plantas do L. S. Starrett Co.


 

Ituano/Funvic aguarda definição do adversário nos playoffs da Liga de Basquete

ITUANO FUNVIC 02

Na última semana, a equipe do Ituano/Funvic de basquete feminino encerrou sua participação na fase classificatória da Liga Nacional de Basquete, promovida pela Caixa Econômica Federal – CEF com o apoio da Tv Gazeta e SporTv.

Com os resultados, a equipe comandada por Barbosa está na sexta posição na tabela de classificação e já garantida nos playoffs. Vale ressaltar que classificam-se oito equipes para a próxima fase, porém ainda restam a disputa de 6 jogos para a finalização da etapa classificatória.


Itu sedia XII Congresso de Poetas Brasileiros

O município ituano, considerado a Roma Brasileira, Terra dos Exageros e Berço da República, sediará entre os dias 27 a 29 deste mês, o XII Congresso de Poetas Brasileiros.

O evento cultural, promovido pela Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro conta com apoio da Prefeitura de Itu, por meio do Fundo Social de Solidariedade.


Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 02/09/2017. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco: (11) 2715-7609 e comercial@editoram.com.br