CIS ativa adutora do Mombaça após aumento do consumo, mas descarta racionamento de água

Nas últimas semanas, a Companhia Ituana de Saneamento tem mantido contato direto com os munícipes para atualizar as informações sobre o abastecimento de água e alguns reparos na rede de distribuição.
Nesta semana, a CIS divulgou que “Devido ao forte calor dos últimos dias, houve um aumento no consumo de água, causando a despressurização do sistema e prejudicando algumas partes altas da cidade. Esta situação está sendo resolvida, pois estamos trabalhando incansavelmente para isso”.
A nota já ligou o alerta de atenção para muitos munícipes que sofreram com o desabastecimento de água nos últimos anos por longos períodos.
A reportagem do Agora Itu contatou, via assessoria de imprensa, o superintendente da CIS, Vicent Menu para entender qual a real situação do abastecimento de água na cidade.
Ele informou que para complementar o abastecimento da cidade, a CIS já utiliza, de forma parcial, a adutora do Mombaça, construída na anterior gestão e que era considerada como a melhor alternativa para o abastecimento de água. A CIS confirmou desde a última quarta-feira, dia 20, a adutora foi ativada e capta 60 litros por segundo, que são enviados para a Estaçao de Tratamento de Água do Rancho Grande: “A capacidade da adutora é de 250 litros por segundo. Para atingirmos esta capacidade, são necessários mais ajustes técnicos que já em andamento. Atualmente a ETA Rancho Grande recebe diariamente 38 mil m³ de água para tratamento e distribuição”.
Para atender a demanda com o aumento do consumo, a CIS também aumentou a quantidade de água captada na Fazenda da Ponte, de 37 litros por segundo para 50 litros por segundo.
Com o reforço no abastecimento, Vicent diz que mesmo com o aumento das temperaturas “nenhum bairro está sem água em sua totalidade”, porém relatou o registro de problemas nos bairros mais altos como São Camilo, Pinheirinho, São Luiz e Jardim dos Ipês. Vicent ainda foi categórico em sua afirmação: “Não há risco de racionamento de água na cidade de Itu, mesmo com maior consumo. No entanto, em qualquer época do ano é fundamental o apoio do cidadão para o consumo consciente de água. Sem desperdícios”.
De acordo com os dados informados pela CIS, a média de consumo por habitante é de até 200 litros por dia, sendo que em dias com altas temperaturas o volume sobe para 300 litros por dia gastos.
Ouvidoria – A CIS informa também que o suporte telefônico é feito pelo número (11) 2118-6600, além das mensagens via fanpage @cis – companhia ituana de saneamento ou nos nossos Postos de Atendimento. O telefone 0800 722-4827 está inoperante. Estamos em contato com as operadoras responsáveis para solucionar o problema rapidamente.