Prefeitura justifica corte de árvores

Recentemente a Prefeitura de Itu realizou cortes de árvores no Centro de Lazer 1° de maio e também no Parque Taboão. Foram cerca de 70 plantas retiradas dos locais. “Leucenas são árvores que não fazem parte do bioma brasileiro, prejudicam muito o desenvolvimento das espécies locais com seu crescimento acelerado, espalhando grande quantidade de sementes de fácil brotação e que não servem de alimento para os animais. Essas espécies invasoras são uma das causas de perda de biodiversidade do bioma nativo, causando grande impacto ambiental, desequilibrando a fauna e flora local”, explica a Prefeitura.
Não há previsão de novos cortes, mas serão retiradas árvores similares quando houver a necessidade. “Quanto à invasão em avenidas e ruas somente será retirada mediante projeto de revitalização ou em substituição por árvores floríferas brasileiras. Sempre com orientação e autorização de técnicos.”
Roda de conversa
O Domingo no Parque, no último dia 27, contou com uma roda de conversa com oficina de manejo de leucenas para esclarecer dúvidas quanto ao corte dessas árvores realizado em algumas áreas da cidade. O evento teve a participação de 17 pessoas, inclusive alunos de faculdade de biologia e filhos de rotarianos.