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Festas juninas geram crescimento de 21% no tíquete médio da cesta do consumidor

A Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, apresenta uma análise sobre o comportamento de itens típicos de festas juninas e julinas nos últimos dois anos no Brasil. Dados da Horus, marca Neogrid, revelam um aumento no tíquete médio gasto pelo brasileiro de R$ 13,25, entre junho e julho de 2022, para R$ 16,07, no mesmo bimestre de 2023 – o que corresponde a um crescimento de 21,3% no período. 

O estudo Horus/Neogrid aponta também um aumento na média de itens na cesta de produtos juninos e julinos: no ano passado, os brasileiros colocaram mais produtos referentes à essa época do ano no carrinho, com incremento no valor gasto nos supermercados. Entre junho e julho de 2023, a média de itens por compra chegou a 2,7, ante 2,2 nos mesmos meses de 2022, representando uma evolução de 21,3% nesse indicador.

O amendoim, por exemplo, teve um grande destaque, com aumento de 0,6 pp em incidência e de 31% na média de itens em 2023 sobre o ano anterior. De acordo com a Horus/Neogrid, a redução do preço médio do produto pode ter contribuído para essa expansão do consumo. Já itens como a salsicha e o salsichão registraram a maior perda de incidência de um ano para outro (-0,6 p.p.), assim como redução do tíquete médio nessas compras (-1,1%).

“As festas juninas e julinas não são apenas celebrações das tradições culturais brasileiras, mas também excelentes oportunidades para impulsionar vendas, crescimento das margens e o sucesso de uma rede varejista”, explica Dionaldo Passos, diretor de Supply Chain da Neogrid. “É crucial que varejo e indústria se preparem para minimizar as faltas de produtos e, consequentemente, evitar perdas de vendas. Diante desse cenário, a tecnologia surge como uma aliada nesse processo, permitindo a extração de insights valiosos a partir dos dados.”

Comportamento do consumidor

Para obter bons resultados durante esse período, é fundamental planejar e se preparar com antecedência. Anna Fercher, head de customer success e insights da Neogrid, destaca que essa época do ano exige atenção especial ao estoque, estratégias promocionais e análise do comportamento dos consumidores nos anos anteriores, além de observação das tendências de vendas e promoções para evitar perdas financeiras e insatisfação dos clientes.

“Observamos que o comportamento do consumidor nos últimos anos é um indicador importante para ajustar as estratégias de vendas”, afirma Anna. “Analisar os padrões de compra e as preferências dos clientes nos possibilita antecipar tendências e adaptar nossas ofertas de maneira mais precisa.”

Segundo Anna, isso inclui ajustar o mix de produtos, planejar promoções específicas e assegurar que o estoque esteja alinhado com a demanda esperada. “Compreender essas nuances ajuda a criar campanhas de marketing mais eficazes e focadas nos produtos e ofertas que realmente atraem os clientes durante as festas juninas e julinas.”

Equilíbrio entre consumo e demanda nos PDVs

Passos ressalta que muitas empresas varejistas e atacadistas utilizam a estratégia de DRP (Distribution Requirement Planning) para garantir o equilíbrio entre consumo e demanda nos seus pontos de venda. “Porém, na maioria das vezes, esse processo é feito ainda de forma manual e desconectada das demais informações que os influenciam diretamente – como histórico de compra, média de vendas em cada ponto e estoque de segurança -, o que acaba não proporcionando ao negócio todos os benefícios que essa importante ferramenta de gestão de estoques é capaz de gerar”, diz.

“Contar com uma solução tecnológica de DRP é essencial para automatizar procedimentos e ajudar a empresa a tomar melhores decisões quando o assunto for a distribuição adequada de mercadorias entre seus pontos de venda”, conclui Passos.

RPMA Comunicação | Reprodução

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