CIS informa rompimento da Represa Braiaiá

A Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informa que na madrugada deste domingo ocorreu o rompimento de parte da represa do Braiaiá. Pelas avaliações iniciais temos indícios que a causa da ruptura foi uma infiltração no talude.

A Defesa Civil informou que ninguém ficou ferido e não recebeu reclamações e/ou registrou alagamentos. A represa tem aproximadamente 100 anos e é responsável por cerca de 25% da reserva de produção de água do município (110 litros por segundo).Após notificação do ocorrido imediatamente o Prefeito Guilherme Gazzola, bem como o superintendente da CIS Reginaldo Santos, os secretários Moyses Leis, Márcio Milano e o diretor responsável pela Defesa, Civil Paulo Guerreiro, se direcionaram até o local e seguem acompanhando as avaliações.

As equipes da CIS e da Prefeitura de Itu estão, neste momento, fazendo um levantamento da atual situação para recuperação da estrutura de vertedouro e taludes. A avaliação inicial indica que será necessário a reconstrução do barramento em novo ponto da represa. Até que esta obra seja finalizada o abastecimento proveniente do Braiaia será interrompido.

A CIS realiza monitoramento diário em relação ao deslizamento de árvores e acompanha os fatores de risco em todas as represas da cidade.Em meio a estiagem mais severa dos últimos 91 anos, a represa do Braiaia era a que estava mais próxima de ser recuperada e havia chegado a 70% da sua capacidade na última sexta-feira (07/01). Apesar da suspensão do abastecimento proveniente do Braiaia o rodízio segue conforme planejado no sistema 24h/48h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s