Prefeituras de Itu e Indaiatuba negam aplicação de vacinas vencidas da Astrazeneca

Em matéria divulgada pela Folha de São Paulo no início da tarde de hoje, dia 2, aponta que mais de 26 mil pessoas em todo o país (1532 municípios) tomaram a vacina vencida da AstraZeneca – Oxford contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento apresentado, a cidade de Itu contabiliza 25 doses aplicadas no “Expresso Saúde” e 3 doses no Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes, no Pirapitingui.

Em Salto, foram identificadas 9 doses aplicadas no Centro de Saúde II e outras 8 na Clínica de Saúde do Jardim Saltense.

Já em Indaiatuba, foram apenas 2 doses na UBS1.

A reportagem aponta para os seguintes lotes – 4120Z001 – 29.mar; 4120Z004 – 13.abr; 4120Z005 – 14.abr; CTMAV501 – 30.abr; CTMAV505 – 31.mai; CTMAV506 – 31.mai; CTMAV520 – 31.mai; 4120Z025 – 4.jun.

POSIÇÃO ITU – Após questionamento enviado pela reportagem, a assessoria de imprensa Prefeitura de Itu informou que não procede as informações divulgadas pela Folha de São Paulo.

““Foi divulgado, na tarde de hoje no jornal online da Folha de São Paulo que foram aplicadas 25 doses de vacina AstraZeneca fora da validade em Itu. A Secretaria Municipal de Saúde verificou todos os lotes descritos e nenhuma dose foi aplicada fora da validade no município. O que ocorreu foram erros de digitação no sistema no momento do lançamento das doses aplicadas que já estão sendo corrigidos. Se você tomou a vacina e está com alguma dúvida sobre este caso entre em contato pelo whatsapp da Prefeitura de Itu (11) 94136-6222.”

POSIÇÃO INDAIATUBA – A Secretaria Municipal de Saúde de Indaiatuba explica que todos os dados da vacina, inclusive seu vencimento, são verificados na retirada da grade junto à Regional de Saúde, na chegada, antes de dar entrada no sistema de estoque municipal, na dispensação para o Centro Esportivo do Trabalhador (CET) e no momento da aplicação.

Indaiatuba recebeu 2.170 doses do lote 4120z005, SarsCov de 10 doses, AstraZeneca/Oxford, mencionado na matéria. A validade do lote era para 14 de abril de 2021. Todas as doses foram aplicadas entre os meses de janeiro e fevereiro, sendo que a última dose aplicada ocorreu em 17 de fevereiro.

A Saúde reforça que no cadastro do Minha Vacina, cada pessoa pode conferir a data de validade e o dia da aplicação, além de outras informações.

Posição Salto – Até o momento (às 14h30 do dia 2) a Prefeitura de Salto não se pronunciou sobre o caso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s