O técnico do Ituano, Vinicius Bergantin, não resistiu o início ruim no Campeonato Brasileiro da Série C e encerrou o vínculo com o Galo após a goleada sofrida para o Novorizontino, por 4 a 1.
E o Galo agiu rápido com o anúncio de Mazzola Jr, que retorna ao clube após 11 anos. Mazola se apresenta sozinho nesta segunda-feira e assina contrato até o final do ano para a disputa da Série C. A comissão técnica do Ituano está mantida com os outros profissionais: os auxiliares Guilherme Bellangero e Carlos Pimentel e o preparador físico Gabriel Celante. Pimentel inclusive, era o preparador físico em 2009 e 2010 com o próprio Mazola Júnior.
Confira a nota oficial do Ituano com a confirmação da troca do comando.
“O técnico Vinícius Bergantin não comanda mais o Ituano. Após nove anos de trabalho desde a base no seu retorno ao clube após encerrar a carreira de atleta, sendo quase quatro anos no profissional, ele se reuniu com a diretoria e optou por encerrar seu vínculo com o clube.
No próximo dia 20 de junho, o técnico Vinicius Bergantin completaria quatro anos como técnico do profissional. Foi na véspera de um jogo contra o São José em Porto Alegre pela Série D de 2017, que o ex-zagueiro e capitão do título de 2002 trocou sua função de auxiliar técnico do clube para a de treinador principal.Ele iniciou a trajetória de técnico no próprio Ituano assumindo em agosto de 2012 o Sub-17 para a disputa do Campeonato Paulista do ano seguinte. Em 2014, levou o Sub-20 às semifinais do Campeonato Paulista. Em 2015, conquistou a melhor colocação do Ituano na Copa São Paulo chegando à fase de oitavas de final. Em 2016, substituiu Tarcísio Pugliese que estava suspenso no jogo contra o São Paulo do argentino Edgard Bauza. Estreou com um empate. Até que no ano seguinte assumiu o posto do Roque Júnior para iniciar um trabalho de renovação do elenco. Coincidentemente, numa nova renovação de elenco e às vésperas de um novo jogo contra o São José em Porto Alegre, o Ituano muda o comando.
Em quase quatro anos de trabalho no profissional, faltam 15 dias para completar o período, Vinícius Bergantin levou o Ituano à classificação do Paulista 2019 para as quartas de final e conseguiu o sonhado acesso da Série D para a Série C depois de dez anos. Conquistou resultados históricos como a goleada por 5×1 contra o Santos de Jorge Sampaoli. E sempre foi fiel à filosofia do clube ao promover e lançar garotos. Aliás, trabalho que fez com competência desde o Sub-17 quando trabalhou e preparou tantos jovens que foram lançados no profissional. Foi ele quem lançou o zagueiro Luiz Felipe e o talentoso Gabriel Martinelli, ambos estão na Seleção Olímpica. E manteve o histórico de em todos os jogos ter pelo menos um atleta da base em campo.
Neste último jogo comandando o Ituano, terminou a partida com três atletas da base jogando. Além dos titulares Léo Santos e Léo Duarte, colocou na segunda etapa o zagueiro Bernardo. Mas, como tudo na vida, todo trabalho ou compromisso um dia chega ao fim. Nosso agradecimento à pessoa e ao profissional Vinícius Bergantin que seguirá sempre merecendo nosso respeito”