Testes confirmam 100% de infectados pelo Covid-19 em clínica de idosos

Como mais uma medida no combate à pandemia de coronavírus na cidade, o prefeito Guilherme Gazzola determinou a testagem para Covid-19 de internos e funcionários de todas as clínicas de longa permanência existentes em Itu. A testagem teve início nesta semana e contemplou o Lar da Vila Vicentina e o Lar Nossa Senhora da Candelária, ambas unidades beneficentes.

Nas duas instituições foram testadas 134 pessoas, entre internos e colaboradores, e todos os resultados foram negativos para Covid-19. A testagem seguirá nos próximos dias em mais cinco clínicas particulares de longa permanência.

“Infelizmente sabemos que a transmissão por coronavírus é muito rápida e que as taxas de letalidade entre idosos são altas. Portanto, diante do lamentável caso que envolveu uma clínica em Itu, entendo ser de extrema necessidade nos anteciparmos e testarmos tanto internos quanto funcionários das demais instituições desse segmento no município”, ressaltou o prefeito Guilherme Gazzola.

Casos confirmados

No início da pandemia, todas as clínicas de longa permanência do município de Itu foram visitadas pela Vigilância Sanitária e informadas a respeito dos protocolos de higiene necessários para prevenção e combate ao coronavírus.

Com o registro do primeiro óbito de paciente em clínica particular, houve vistoria por parte da Vigilância Sanitária e investigação da Vigilância Epidemiológica locais, seguida de intervenção. A Secretaria Municipal de Saúde enviou equipes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária ao local, tomando todas as providências cabíveis diante do ocorrido. Desde então, monitora a rotina da clínica quanto ao cumprimento das exigências sanitárias.

Os resultados da testagem de 62 pessoas (entre internos e colaboradores) na referida clínica apontou que 100% dos internos foram contaminados. Além desses 40 idosos, houve a contaminação de 9 colaboradores da instituição. Dos idosos infectados, 8 foram a óbito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s