Coronavírus: como proteger os idosos?

Os idosos são os mais afetados pelo novo Coronavírus (COVID-19), apontam o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme o Worldometer, site licenciado para a apresentação de estatísticas mundiais, a taxa de letalidade da doença entre as pessoas com mais de 80 anos é de 21,9%. Na faixa etária entre 70 e 79 anos, o percentual de mortes é de 8%, enquanto que, na faixa de 60 a 69 anos, fica em 3,6%. Em relação às crianças e aos mais jovens (10 a 39 anos), a taxa é bem inferior: 0,2%.

As pessoas mais velhas são as mais acometidas pela doença principalmente porque possuem o sistema imunológico fragilizado, explica o médico infectologista Dr. Sidney Hideki Matsuoka, que atende no Hospital Evangélico de Sorocaba (IOS). Essa condição dificulta a capacidade de defesa do organismo contra o COVID-19, tornando os idosos mais suscetíveis a complicações do quadro de saúde. “Conforme envelhecemos, gradualmente, nosso sistema imunológico também vai diminuindo de eficácia, tal como acontece com a nossa visão, nossa pele, nossos ossos e os demais”, detalha o especialista.

As doenças crônicas preexistentes, a exemplo da hipertensão, diabetes, asma, dentre outras, também são responsáveis pela maior incidência de contágio e mortes nessas e em outras faixas etárias. A vulnerabilidade dos pulmões e mucosas frente a infecções virais e respiratórias é outro agravante, além do tabagismo e alcoolismo.

Dr. Sidney enfatiza que, apesar desses fatos, não há motivos para pânico, pois 80% dos casos de Coronavírus são leves e evoluem sem maiores intercorrências. Além disso, com medidas preventivas simples, é possível evitar o contágio, salienta o infectologista. Portanto, os idosos devem seguir estritamente as precauções orientadas pelos órgãos reguladores da saúde. “Eles devem ter cuidados redobrados, já que a mortalidade é maior nesse grupo de risco”, frisa o especialista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s