Home Office em tempos de coronavírus

Diante da atual pandemia do Coronavírus (COVID-19), a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é evitar aglomerações para diminuir as chances de contágio. Por essa razão diversas empresas optaram por liberar seus funcionários para fazer a atividade “home office”. E isso só é possível porque existe diversas formas de contrato de trabalho flexível que se ajustam a cada situação inesperada no planejamento da produção, como é o caso do contrato de trabalho temporário.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), diante do cenário de pandemia do coronavírus, é de extrema importância às empresas dispensarem seus empregados para trabalharem em suas casas, garantindo desta forma as crises na saúde do país. Segundo o órgão, algumas das recomendações e a flexibilidade de jornada, especialmente para trabalhadores com familiares doentes, idosos e com crianças que tiverem aulas, creche ou serviços de transporte cancelado. O comunicado do MPT informa, ainda, sobre prevenção entre prestadores de serviço e negociação de acordos coletivos para abono de faltas sem a apresentação de atestado médico.

Para o presidente da Employer e vice-presidente da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário, Marcos de Abreu, num cenário de crise é importante que as lideranças fiquem atentas à legislação, e principalmente, foque na preservação da saúde de seu quadro funcional. “Como em qualquer crise, o papel do empregador-líder no contexto atual de enfrentamentos do COVID-19, é desafiador. O empregador deve estar ciente sobre as prevenções e avaliar as prioridades. E, nesse momento, a prioridade é a preservação da vida dos trabalhadores brasileiros”, afirma.

De acordo com Marcos, a empresa deve realizar uma adaptação de forma rápida, os empregadores devem ficar atentos à estrutura tecnológica que a empresa oferece para os funcionários, seja equipamentos adequados ou até mesmo o acesso à internet no domicílio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s