Vereadores trocam farpas sobre disputa eleitoral e problemas na zona rural

Na última sessão legislativa, realizada no dia 3, o presidente da Câmara, Ricardo Giordani e o vereador José Galvão trocaram farpas ao abordarem sobre o futuro político da cidade, prevendo as eleições municipais em outubro, tendo como estopim o debate sobre a situação das estradas e ruas localizadas na zona rural do município.

José Galvão, vereador declarado de oposição, lamentou os problemas detectados na zona rural, antes mesmo dos períodos de chuvas: “inúmeros problemas na zona rural como na Chácaras Carolina. Enormes crateras nas ruas há meses. As chuvas colaboram, mas o problema é recorrente. Outras áreas rurais estão em péssima condições. Nos parece que a secretaria está engessada. Inadmissível chegar no último ano do governo desta forma”, afirma o vereador de oposição, José Galvão.

O líder do governo, Thiago Gonçales apresentou uma relação de investimentos como a compra de equipamentos, além de ressaltar o trabalho de mapeamento de toda a extensa área rural. “Infelizmente que tem menos culpa e sofre é a população. Mesmo com todos os números que apresentamos da evolução do trabalho realizado fica complicado, as vezes, entenderem o descaso dos últimos 12 anos. Em 3 anos não vamos resolver tudo.   

Ricardo respondeu as críticas: “Hoje os que criticam são justamente os que estão aliados ao passado mais indecente que a cidade já teve, que foi o governo do senhor Herculano Passos. Ele não é candidato porque está inelegível e por isso ele quer colocar à mulher dele goela abaixo na população ituana, mas isso não vai acontecer. A gente tem certeza que isso não vai acontecer e essa tragédia não vai se repetir, e que ainda tem reflexos até hoje”.

O presidente também destacou o trabalho realizado no Pirapitingui, considerada como uma “revolução” em virtude das obras do sistema Pirajibu e o recapeamento das vias do bairro; além de citar os prejuízos da terceirização do sistema de água, agora gerenciada pela CIS.

O oposicionista José Galvão também retrucou: “Com todo o respeito, eu acho que é um pouco de presunção de vossa excelência e tom de soberba ao falar que ‘nós não vamos permitir’. Eu não apoio o Executivo, mas não posso dizer que não tem chances. Até mesmo um poste ou cidadão que se candidate tem chance de se eleger. Não vou entrar no mérito da briga e quem decide é o povo”. 

Ricardo ainda ponderou: “Quando digo ‘nós’ também incluo o povo ituano. A cidade de Itu não permitirá que essa desgraça recaia sobre as nossas cabeças”.

Votação – Além dos debates, os vereadores também aprovaram projetos de lei como o Título de Cidadania Ituana a José Carlos da Fonseca, popularmente conhecido como ‘Coquinha’, de autoria do vereador Rodrigo Macruz.

Em segunda e definitiva discussão também foram aprovados os projetos como o Dia Municipal do Juiz de Paz, do Juiz Arbitral, do Juiz Leigo, do Juiz Eclesiástico, do Conciliador e do Mediador; a proibição dos estabelecimentos comerciais do município de Itu de submeterem os consumidores à conferência de mercadorias após efetivado o pagamento e a liberação em seus caixas registradores”; a criação da Semana Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; denominação do loteamento “Jardim Estância Bom Viver” e da quadra poliesportiva no Centro Esportivo e de Lazer professor André Franco Montoro como “Luiz Sebastião Gonçalves Filho – ‘Luizinho’”, além da criação do “Dia do Maçom”, em primeira discussão.

Adiados Foram adiados dois projetos de autoria dos vereadores Benedito Roque Moraes e Rodrigo Macruz, que tratam da proibição de participação em licitações e celebração com o Poder Público de contratos administrativos de obras, serviços, compras, alienações e locações por empresas que respondam a processos criminais, e a autorização do registro como Microempreendedor Individual (MEI) de servidores públicos, respectivamente. Os projetos de Decreto Legislativo seguem para promulgação do presidente Ricardo Giordani. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s