Rodeio Itu garante bem-estar e proteção dos animais

Além de música, provas e de muita diversão, o Rodeio Itu é conhecido por reunir um conjunto de ações voltadas para a proteção dos animais envolvidos no evento. E na 13ª edição não será diferente. Para garantir o bem-estar dos animais que participam das provas, a organização do evento efetua um controle rígido das ações, previamente previstas em um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado desde a primeira edição do Rodeio Itu entre os organizadores do evento e a Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Itu.
Os animais são supervisionados por uma equipe técnica formada por veterinários, representantes do Ministério Público e ONGs. A supervisão inclui o transporte deles até Itu, que deve ter estrutura especial para garantir o conforto e a segurança dos animais. Já na cidade, eles ficam em uma fazenda, afastados do local da festa. Lá, estão protegidos de som ou qualquer outro gerador de estresse e com alimentação balanceada.
Durante a festa, são levados para a arena apenas no momento das montarias, permanecendo, no máximo, quatro horas no local. Logo depois, retornam ao pasto. Além disso, os bois participam das montarias em dias alternados, ou seja, após os oito segundos de prova, eles têm mais de 45 horas de descanso. Para evitar prejuízos à audição dos animais, as atrações musicais só começam após a retirada de todos os touros do local do evento. O Rodeio Itu também não permite o uso de equipamentos pontiagudos e de choque nas montarias. O peão que utiliza qualquer um destes instrumentos, é prontamente desclassificado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s