Desta vez completa, Prefeitura de Itu e Companhia Ituana de Saneamento inauguram Adutora Mombaça

Obra é um marco histórico em prol do abastecimento da cidade e beneficia 115 mil habitantes. Captação de água do sistema é perene e foi aumentada de 80 litros para 280 litros por segundo.

A tarde do dia 10 de agosto ficará marcada para sempre na história do abastecimento de água da cidade de Itu (SP). Finalmente a Adutora Mombaça – que também contempla a captação do Pau D´Alho – foi inaugurada e desta vez, a obra é completa.

Desde que assumiu a gestão do saneamento da cidade, no dia 02 de fevereiro, a CIS fez as primeiras intervenções para captar água bruta do Ribeirão Mombaça pela primeira vez em dezembro de 2017, com capacidade reduzida. Até então, a captação deste sistema era feita apenas no Pau D´Alho, na metade do caminho. Com a conclusão das obras, a captação de água salta de 80 litros para 280 litros por segundo.  A marca equivale a aproximadamente 50% da capacidade da Estação de Tratamento de Água do Rancho Grande e vai beneficiar cerca de 115 mil habitantes. “A Adutora Mombaça vai trazer equilíbrio à rede de abastecimento na parte central da cidade. Este sistema pode ser utilizado tanto em períodos de estiagem como também em operações de preservação de outros mananciais. Como a captação de água bruta é perene, podemos garantir mais segurança para a chegada de água nas torneiras da população”, explicou o superintendente da CIS, Vincent Menu, durante a cerimônia de inauguração. Ele também agradeceu ao empenho de toda a equipe responsável pela execução da obra. “Estou muito orgulhoso do trabalho de nossa equipe. Somos um grande time e a população pode comemorar esta vitória conosco”.

Para o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, a obra é um marco para a cidade, que afasta cada vez mais o fantasma da crise hídrica vivida em 2014. “Temos uma gestão competente que garantiu, com muito trabalho, o abastecimento da população durante este período de estiagem, sem racionamento. Ao mesmo tempo, fizemos os investimentos necessários para que finalmente a Adutora Mombaça fosse inaugurada de verdade. Terminamos uma novela.  Agora, ela pode ser utilizada em máxima capacidade. Vivenciamos uma grande vitória”, destaca o prefeito que ainda parabenizou a população, os colaboradores e a todos que acreditaram na ideia da CIS e em seu trabalho constante.

Recuperação das Margens – Mesmo com a inauguração da adutora, outra ação importante será finalizada ainda este ano neste sistema.  Trata-se da recuperação das margens do ribeirão Mombaça no início da captação. Com falhas no projeto inicial, o local sofria com erosões e um sistema de bombas quase foi perdido. “A restauração das margens está avançada e deve ser finalizada até o final deste ano, concluindo assim as obras deste importante projeto em prol do abastecimento de Itu”, finaliza o superintendente da CIS.