Campanha de Vacinação contra Polio e Sarampo começa em agosto

No período de 6 a 31 de agosto será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo. Em Itu, a vacinação ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e no dia “D” de divulgação e mobilização, 18 de agosto, das 8h às 17h. Na cidade de Itu, a Secretaria de Saúde também promoverá um dia “D” em 4 de agosto, das 8h às 17h, em todas as UBSs.

De acordo com determinação do Governo Federal, a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias (vacina indiscriminada, não sendo vacinadas as crianças com as contraindicações específicas). A Secretaria Municipal de Saúde orienta os pais ou responsáveis pelas crianças nessa faixa etária a procurarem a UBS mais próxima de onde residem. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo, 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais de sarampo são febre alta (acima de 38,5ºC); dor de cabeça; manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

 

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu