Festival de Artes de Itu animou final de semana na cidade

Segundo final de semana contou com apresentações de dança, teatro infantil, grafite e música

A programação de final de semana do 25º Festival de Artes de Itu foi repleta de atrações para todas as idades. Já na noite de sexta-feira (13/07) centenas de pessoas prestigiaram as apresentações de dança, realizadas na Praça da Matriz. Participaram 22 grupos, de quatro academias da cidade, totalizando aproximadamente 100 bailarinos de estilos como jazz, ballet clássico, contemporâneo, dança do ventre, street dance, country dance e com idade a partir dos quatro anos.

Na manhã de sábado (14/07), o prefeito Guilherme Gazzola e a primeira-dama e presidente do Funssol Patrícia Müller Gazzola participaram de uma visita guiada pela Fama (Fábrica de Artes Marcos Amaro) e do lançamento das gravações de “5 Minutos”, Memória Oral da Fábrica São Pedro, realizadas no mesmo local, em evento aberto ao público. O diretor de patrimônio da Secretaria de Cultura de Itu, Emerson Castilho participou da visita contanto um pouco da história de algumas obras e seus autores.

Já a programação do Festival de Artes para a tarde do sábado levou muitas pessoas até a Praça da Matriz. As apresentações da Orquestra de Violeiros Boituvenses, do Coro Municipal de Boituva, da Banda Lira ReinVento e de “Canções para Darcy Penteado, com o músico Edson D’aísa”, animaram o público adulto e infantil com músicas em diversos estilos. Ainda na Praça da Matriz, porém à noite, a população pode prestigiar a apresentação “Aquelas coisas todas, com a cantora Izabel Padovani e o baixista Ronaldo Saggionato”.

Também no sábado, ocorreu o encerramento do Curso Máster de Música 2018, realizado pela Assatemec com o apoio da Prefeitura de Itu. A Orquestra Acadêmica A, regida pelo maestro Edson Beltrame, mostrou a boa qualidade dos alunos, encantando o público que praticamente lotou o Teatro Maestro Eleazar de Carvalho. O secretário Municipal de Cultura, Geraldo Gonçalves Junior, prestigiou o evento e destacou a importância de valorizar os músicos e de manter essa parceria.

Já no domingo (15/07) a programação teve início pela manhã com Traços da Rua, no Cras Bumba Meu Boi. No período da tarde o CEU Jardim Vitória contou com mais uma apresentação do teatro de sombras Alice Underground e, na Praça Padre Miguel (Matriz), diversas pessoas prestigiaram as apresentações do grupo Abadá Capoeira de Itu, seguido do Baticundum e, encerrando o segundo final de semana do Festival, a cantora Márcia Mah.

 

Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu