Zoonoses está com canil lotado e impede recolhimento de animais adultos

A situação do canil da Centro de Controle de Zoonoses de Itu está delicada quando o assunto é a capacidade de acolhimento e cuidado de novos animais em fase adulta. De acordo com o médico veterinário e responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, o vereador Sérgio Castanheira, o canil já abriga mais de 80 de animais: “Estamos no limite da capacidade de acolhimento de novos animais adultos. A situação é complicada, pois esses animais têm mais dificuldade de adoção”, disse Sérgio.
Com o objetivo tentar ampliar o número de adoções de animais adultos, o vereador apresentou e recebeu a aprovação de todos os vereadores do projeto de lei que cria o “Programa de Adestramento da Zoonoses”.
O programa visa o adestramento dos cães adultos, recolhidos e alojados no Centro de Controle de Zoonoses de Itu, disponíveis para adoção, sendo realizado dentro das dependências do Centro de Controle de Zoonoses. Os cães serão adestrados por voluntários previamente cadastrados no Centro de Controle de Zoonoses, ou através de parcerias, sob a supervisão e autorização do Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses. Essa ação poderá ampliar o número de adoções e assim abrir a possibilidade de recolhimento de animais abandonados nas ruas de Itu.