Cidade amplia atendimento de hemodiálise via SUS

A Clinica Lund de Nefrologia, localizada em Itu, amplia seu serviço especializado de hemodiálise, em convênio com o SUS, para 6 mil atendimentos por mês. Passa de 250 para 480 vagas, o que equivale a 6 mil atendimentos por mês, beneficiando a população da região metropolitana de Sorocaba, que inclui 27 municípios.
Segundo o médico nefrologista e diretor da Clínica Lund, Yussif Ali Mere Jr, a clínica oferece um serviço regional pelo SUS e sua ampliação contribui para minimizar a crônica falta de vagas para hemodiálise na região, que abrange cidades como Sorocaba, Itu, |São Roque, Salto, Votorantim e Itapetininga entre outros municípios da região de Sorocaba. Cerca de 80 novos pacientes estão sendo atendidos após a ampliação, mas ainda há vagas. No entanto, o atendimento só é realizado com encaminhamento de um médico pelo SUS, comprovando que o paciente realmente necessita do procedimento. A Clínica também atende a planos de saúde e particulares.
Os pacientes com doenças renais crônicas devem procurar o serviço do SUS de sua cidade que, após avaliação e diagnóstico, deverá fazer o encaminhamento para as sessões de hemodiálise. Cada paciente deve se submeter a três sessões por semana de 4 horas cada para manter o organismo em funcionamento.