CIS lançará cronograma para atingir 100% da coleta e tratamento de esgoto

No próximo dia 2 de fevereiro, data do aniversário da cidade de 408 anos de fundação, a Companhia Ituana de Saneamento – CIS completará seu primeiro ano de atuação a frente da coleta e tratamento de esgoto, além da reservação, tratamento e distribuição da água no município.
A criação da CIS foi uma das plataformas de campanha do prefeito Guilherme Gazzola e que se confirmou nos primeiros meses de gestão. Sob o comando do superintendente Vicent Menu, a CIS iniciou um trabalho árduo de reconstrução da autarquia, pois na anterior gestão o comando do saneamento foi terceirizado.
E para comemorar o primeiro ano de gestão da CIS, a superintendência apresentará como um presente para Itu o cronograma de ações para que a cidade alcance ainda no primeiro semestre a coleta e tratamento de 100% o esgoto gerado no município.
Segundo o superintendente da CIS, Vicent Menu, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Pirajibu, na região do Pirapitingui, será o start para atingir a meta de 100 % de coleta e tratamento de esgoto da cidade: “Atualmente 95% do esgoto produzido na cidade é coletado na região central é 100% tratado na ETE do Canjica com qualidade. Agora, com a entrega oficial da ETE do Pirajibu, iniciaremos o processo de tratamento de todo o esgoto coletado na região do Pirapitingui. Até então, os 100 % do esgoto coletado nada era tratado. Até o fim do primeiro semestre a ETE, que possui uma capacidade de até 120 litros por segundo, irá atender a demanda da região”, explicou Vicent. Para atingir os 100% de coleta, a Prefeitura analisa as possibilidades de investimentos em infraestrutura, pois as localidades sem a coleta são mais distantes e, em alguns pontos, mais antigas que utilizam outro sistema de descarte do esgoto produzido como fossa séptica.