OS DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 06.01.2018

Confira as matérias completas na edição impressa disponível para assinantes e nas principais bancas e pontos comerciais da cidade de Itu.


Sessões retornam às vésperas do Carnaval

O Poder Legislativo Ituano, agora sob o comando do novo presidente Mané da Saúde, já retornou aos trabalhos, porém as sessões legislativas somente terão início no próximo dia 5 de fevereiro.

A gestão do novo presidente terá de debater temas como o aumento do número dos vereadores para a próxima legislatura será um dos primeiros a serem debatidos.


Ituanos poderão pagar IPTU à vista com desconto de 5% até dia 31

Antes do encerramento de 2017, a Prefeitura distribuiu aproximadamente 66 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU.

E os proprietários dos imóveis poderão aproveitar o desconto de 5 % nos pagamentos integrais (à vista) do imposto até o próximo dia 31 deste mês.

O munícipe ainda pode optar pela cota única com 3% de desconto com o vencimento para o dia 28 de fevereiro ou até mesmo o pagamento parcelado em no máximo 11 parcelas, dependendo do valor total do IPTU. Nos casos de pagamento parcelado, a primeira parcela vencerá na segunda-feira, dia 8 de janeiro.


Prefeitura inicia entrega de cartões-alimentação dia 8

A partir de segunda-feira, dia 8, a Prefeitura iniciará a distribuição dos 2.738 cartões, cada um no valor de R$ 270, somando aproximadamente R$ 740 mil por mês aos servidores públicos que optaram pelo novo sistema ainda em 2017. Vale ressaltar que os servidores tiveram a opção de escolher entre o cartão ou continuar a receber a cesta-básica durante o ano seguinte, podendo troca de benefício somente ao final dos 12 meses.

Quem receber o cartão já poderá utilizado a partir do próximo dia 23. A entrega dos cartões deve ser encerrada até o dia 19.


Patrimônio Cultural será tema de minicurso do Museu Republicano

Neste mês de janeiro, o Museu Republicano promoverá um minicurso com o foco das discussões sobre museus e o patrimônio cultural do Brasil. A atividade acontecerá nos dias 27 e 28 de janeiro, das 10 às 17 horas, no auditório da Casa do Barão, Rua Barão de Itaim, 140, Centro.

Os temas centrais serão abordados de diferentes formas pelo historiador e assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social, João Paulo Vieira, que também atua como coordenador da Rede Cearense de Museus Comunitários e do Projeto Historiando.


Mostra “Circuito Tela Verde” será a atração de férias do Museu de Energia

A partir da próxima quarta-feira, dia 10, o Museu da Energia de Itu, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, terá uma programação de férias voltada ao público infantil. O Museu está localizado na Rua Paula Souza, 669, centro.

O Circuito será apresentado todas as quartas-feiras de janeiro (dias 10, 17, 24 e 31), com diferentes abordagens socioambientais.


Sala do Empreendedor amplia 29% a abertura de microempresas

Mesmo com a crise econômica que atinge o país a nova gestão do Executivo através da Sala do Empreendedor registrou um saldo positivo ao final de 2017 em comparação ao ano anterior.

Segundo dados estatísticos divulgados pela Prefeitura houve um aumento de 29% na abertura e formalização dos Microempreendedores Individuais – MEI, passando de 998 em 2016 para 1292 novas MEIs no último ano.


Vereadores se dividem sobre aumento do número de cadeiras para 2021

A Câmara deverá votar nas primeiras sessões de 2018 o polêmico projeto de lei que propõe o aumento do número de cadeiras no Poder Legislativo a partir para do próximo pleito eleitoral, que será realizado em outubro de 2020.

De acordo com as informações colhidas pela reportagem do Agora Itu, a proposta de lei deve ser uma das primeiras a serem apreciadas pelos vereadores, porém a aprovação não é certa. Dos 13 vereadores, apenas 9 são favoráveis segundo as informações obtidas, número mínimo para aprovação do projeto.


CIS lançará projeto rumo aos 100% do tratamento de esgoto

No próximo dia 2 de fevereiro, data do aniversário da cidade de 408 anos de fundação, a Companhia Ituana de Saneamento – CIS completará seu primeiro ano de atuação a frente da coleta e tratamento de esgoto, além da reservação, tratamento e distribuição da água no município.

E para comemorar o primeiro ano de gestão da CIS, a superintendência apresentará como um presente para Itu o cronograma de ações para que a cidade alcance ainda no primeiro semestre a coleta e tratamento de 100% o esgoto gerado no município.

A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Pirajibu, na região do Pirapitingui, será o start para atingir a meta de 100 % do tratamento de esgoto da cidade, isso porque naquela localidade o esgoto coletado não tem o devido tratamento. Na área central todo o volume coletado é tratado na ETE do Canjica.


Confira as matérias completas na edição impressa do Jornal Agora Itu, de 06/01/2018. Para assinar e receber todas as edições em sua casa entre em contato conosco:
(11) 2715-7609 ou comercial@editoram.com.br