Ituano encerra preparação hoje para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior

O Ituano Futebol Clube estreia no próximo dia 3 no Estádio Novelli Júnior contra o Santa Cruz de Alagoas na Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A Copinha terá recorde de clubes, com 128 participantes divididos em 32 chaves.

O retrospecto positivo dos últimos três anos quando chegou duas vezes as oitavas de final e nas quartas em 2016, é encarado como motivação pelo técnico Ricardo Severo: “Eu vejo com alegria, porque buscamos um algo a mais. Vejo com uma responsabilidade grande também. Sabendo que temos que fazer um trabalho bom para que a gente consiga manter o nível. Espero que a gente consiga passar um pouquinho mais das fases que o Ituano vem passando. Ainda sonho com uma final do Ituano. Espero que a gente consiga disputar o título” afirmou o técnico Ricardo Severo. Há um ano no Ituano, Severo já teve oportunidade de trabalhar na Copa São Paulo: “Essa competição é espetacular. Uma enormidade absurda. Sempre foi um sonho trabalhar numa Copa São Paulo como técnico principal. Já trabalhei em algumas com Santos, Palmeiras e Corinthians, sempre auxiliando. E temos a expectativa de que a gente consiga chegar num futuro bem promissor” afirmou Ricardo Severo.

O elenco de 30 atletas do Ituano tem 16 jogadores do sub 20 e 14 que subiram do sub-17 e que realizaram a melhor campanha da categoria no Campeonato Paulista deste ano.

O zagueiro Gustavo que vai disputar sua terceira Copa São Paulo já passou por esta fase de transição: “Estamos recebendo eles da melhor forma possível. Tentando deixá-los à vontade para poder desenvolver o melhor futebol deles. Conversando sempre para tentar tirar alguns vícios. Mostrando que o jogo do sub 20 é muito diferente do sub-17”, explicou Gustavo que chegou ao Ituano em 2015 para o sub 17.

A estreia do Ituano na Copa São Paulo será dia 3 contra o desconhecido Santa Cruz de Maceió e no dia 6 enfrenta o conhecido XV de Piracicaba e fecha a primeira fase contra o Vila Nova, 3º colocado no Campeonato Goiano. Independente das diferenças dos adversários, o Ituano promete jogar da mesma forma: “Nós estamos acostumados a sempre ditar o ritmo do jogo. E vamos entrar em campo para fazer isso. Ditar o ritmo do jogo e claro, respeitar os adversários também” afirmou o volante Matheus que também jogou a Copa São Paulo deste ano.  “Essa será a minha terceira, e a segunda que eu irei sair jogando como titular. Graças a Deus eu sempre tive a oportunidade de passar e chegar ao mata-mata. Espero que o ano que vem não seja diferente. Sei da importância e da dificuldade. Eu creio que temos uma equipe muito competente e forte. Tanto tecnicamente quanto fisicamente. E acredito que temos grandes pretensões no campeonato” lembrou o já experiente Gustavo.

Além de técnica e fisicamente, o elenco demonstra força mental. “Temos que ter espírito de vencedor. Porque a gente sabe da responsabilidade que é vestir a camisa do Ituano. E se eu não me engano, é a terceira Copa São Paulo que o Ituano vai bem. E a gente sabe como é a responsabilidade da gente ir bem nessa também” afirmou Matheus.

Tabela