Associação promoverá jantar dançante em comemoração aos seus 60 anos

A Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII) realizará um jantar de confraternização de seus 60 anos na sexta-feira, 27, com a presença de empresários, autoridades e imprensa ituana.

O evento será no Salão de Festas do Campos de Santo Antônio, com a Banda Medley. Os convites são limitados e estão à venda pelo telefone (11) 4013-8833 ou e-mail (aciitu@aciitu.com.br).

A entidade foi fundada em 02 de agosto de 1957, com a missão de congregar a classe empresarial de Itu, defendendo seus interesses e estabelecendo boas práticas de negócios. Seu quadro social é composto por empresas do comércio, indústria e prestadores de serviços.

A ACII oferece os seguintes benefícios: SCPC, Banco de Currículo, Assessoria Jurídica Consultiva, DVteca e Videoteca, Cursos e Palestras, Convênios e Parcerias, Plano Unimed Smart/ACII e Certificado Digital.

Ao longo desses 60 anos, a ACII vem cumprindo com seu objetivo de fazer a diferença como entidade representativa e ativa em Itu. Desta forma, sua própria história se mistura com o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Os Diretores e Conselheiros da entidade são herdeiros de seis décadas de trabalho, comprometimento, responsabilidade e ética. Por isso, a atual gestão, sob o comando do presidente Rafaello Lorenzon, decidiu mergulhar mais fundo nos propósitos da associação e extrair o melhor de sua essência, no desenvolvimento de um planejamento estratégico, que deverá nortear os rumos da entidade nos próximos anos.

Este trabalho faz parte das ações programadas para marcar o sexagenário da associação, que começou com o Encontro ACII, no dia de seu aniversário, 2 de agosto, reunindo duas centenas de empresários no auditório da Assatemec para discutir Marketing, Economia e Negócios.

História 

Em meados de 1957, um grupo de empresários de Itu, composto por industriais, comerciantes e profissionais liberais, a maioria deles pertencentes ao Rotary Clube local, tomou a iniciativa de fundar uma entidade representativa das categorias, a fim de representá-las na defesa dos seus direitos e ainda lutar pelo progresso e desenvolvimento do Município.

O líder desse movimento foi o cidadão Sr. Wilson Arrighi, hoje falecido, e que na época era proprietário de uma farmácia, que abraçou a causa, com grande entusiasmo, promovendo a primeira reunião na sua própria residência, na Rua 7 de setembro, esquina com a Rua Floriano Peixoto, onde se situa hoje a Hobby Magazine.

Lá compareceram pessoas representativas das categorias do Comércio, Indústria e Profissionais Liberais, tendo sido lavrada a Ata de Fundação, elaborada pela advogada Dra. Maria Lúcia Marins e Dias, sendo eleita, na mesma ocasião, por aclamação, a primeira Diretoria que deveria reger os destinos da nova entidade, bem como os membros do Conselho Consultivo, sendo escolhido o Sr. Wilson Arrighi, por unanimidade, como Diretor-Presidente.

Foi alugada a primeira sede, no casarão da Rua Paula Souza, 607, onde se situa hoje o Antiquário Dona Lila, lá tendo permanecido por alguns anos, se transferido posteriormente para a Praça Padre Miguel, 37, também um sobrado antigo, ao lado do Edifício José de Oliveira (hoje um terreno vazio que serve como estacionamento).

Neste último local permaneceu até ser construída a atual sede própria, na Rua Floriano Peixoto.

A atual sede, inaugurada em 02 de agosto de 1970 foi construída graças aos recursos oriundos de contribuições feitas por empresas associadas, num montante que permitiu a aquisição de um prédio antigo, porém a construção propriamente dita somente foi possível mediante entendimento com o dinâmico comerciante. José de Oliveira que, sendo proprietário de terreno contíguo, propôs a unificação dos imóveis, levantando o atual edifício, tendo a ACII recebido, em troca, o pavimento onde se encontra instalada.