Palestra sobre humanização no tratamento do câncer emociona público

O médico José Carlos Safi emocionou a todos que participaram da palestra sobre “Humanização no atendimento às pacientes com câncer de mama”, ministrada na noite de terça-feira, 10,  no auditório da Prefeitura, como parte da programação da Campanha Outubro Rosa. Em Itu, a campanha é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, OncoItu Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia e ONG +Vida.

Entre as autoridades presentes estavam a primeira-dama Patrícia Müller Gazzola, o vice-prefeito Caio Gaiane, que representou o prefeito Guilherme Gazzola, a secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino Camargo, e os vereadores Maria do Carmo Piunti e Manoel Monteiro Gomes (Mané da Saúde).

“Os laços de amor são eternos e sempre prevalecem”, enfatizou Safi, que destacou a importância da humanização na relação entre profissional de saúde e paciente, do acolhimento no serviço de saúde e também por familiares e amigos, além de abordar informações técnicas sobre o câncer de mama e prevenção à doença.

A palestra contou ainda com o depoimento de pacientes que tiveram câncer e sorteio de brindes.  Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), o câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa idade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas, a maioria dos casos tem bom prognóstico.


 

Outubro Rosa

A Campanha Outubro Rosa prossegue em Itu com ações educativas e caminhada por ruas do centro da cidade. As Secretarias Municipais (Esportes/Governo/Segurança, Trânsito e Transportes/ Serviços Urbanos/Turismo, Lazer e Eventos), Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII), Sindicato dos Comerciários (Secom), ONG Orientavida, Doadores da Alegria e empresas apoiam a campanha em Itu.