Ituano vai mudar o perfil de seus atletas

O Ituano pretende mudar o perfil dos jogadores, isso foi decidido após uma reunião nesta semana entre a diretoria e comissão técnica das três categorias de base. No último final de semana, o sub 20 venceu o Rio Claro por 4×1, mas perdeu a vaga para o São Carlos. O principal motivo foi o excesso de empates durante a competição.

“Foram 8 empates. Em alguns momentos, fomos buscar um empate porque estávamos perdendo. Nestes momentos o time mostrou qualidade. Mas em muitos momentos, deixamos de vencer porque não liquidamos a partida quando estávamos na frente do placar. Houve uma acomodação e estes empates determinaram nossa eliminação na 1ª Fase” comentou o técnico Ricardo Severo. Dentro destes empates, dois foram em casa e determinantes. Na estreia empatou com o Velo Club que em nenhum momento brigou pela classificação. E o outro empate foi com o São Carlos. Este ponto deu a 4a vaga para o São Carlos que terminou com 33 pontos, enquanto o Ituano ficou com 32.

“Nós temos atletas com qualidade. Fizemos alguns bons jogos, mas para fazermos um bom campeonato precisamos de algo a mais. Precisamos mudar o perfil do elenco. São necessários jogadores com perfil de vencedores. Que querem mais do que uma boa vitória” explicou Ricardo Severo. Desde o retorno do sub 20 em 2013, esta é a primeira vez que o Ituano não passa da 1ª Fase.

No Paulista Sub 17, embora tenha feito um bom campeonato, o Ituano chegou a 3ª Fase após vencer o São Paulo em Cotia, conseguir uma sequência de 9 vitórias seguidas, e vencer o Palmeiras no Novelli Júnior, o time do técnico Luiz Antônio perdeu de virada para o eliminado São José e ficou sem chances de buscar uma vaga com uma rodada de antecedência. Foi uma ducha de água fria no clube que havia feito a 4ª melhor campanha na classificação geral.

“Não jogamos bem. A bola não entrava. E no final ficamos expostos e perdemos o jogo. Mas esta eliminação não muda o que penso sobre estes atletas. Vão ter uma boa carreira, porque tem qualidade e terão um grande futuro” comentou Luiz Antônio. O Ituano sub 17 espera fechar a 3ª Fase neste sábado com uma vitória diante do Red Bull no Novelli Júnior.

“Foi uma semana triste. Todos sentiram muito esta eliminação. Mas queremos nos despedir com uma vitória. Queremos demonstrar respeito pelo campeonato e valorizar nossa boa campanha. Vamos nos despedir com honra” afirmou Luiz Antônio.


Copa São Paulo 

Muitos destes atletas estarão no elenco que vai disputar a Copa São Paulo a partir de janeiro. Com a confirmação da cidade de Itu como uma das sedes da Copa São Paulo, o trabalho do técnico Ricardo Severo e comissão técnica é a montagem do elenco para a disputa da competição. Muitos atletas virão do  sub 17 e outra grande parte do sub 20.

Até o dia 25 de novembro, o Ituano deverá fazer a inscrição de 30 atletas. Deverá ter 14 jogadores do sub 17 e 16 jogadores do sub 20.

“Esta nova filosofia já será a base de nossa análise para a montagem deste elenco. Terminamos o Paulista sub 20 com alguns atletas jogando dentro deste perfil. E o sub 17 também tem jogadores com qualidade e que se enquadram neste perfil que queremos” afirmou Ricardo Severo que será o técnico do Ituano na Copa São Paulo. “Estes garotos do sub 17 que sofreram esta derrota dolorosa, vão mudar o perfil. Eles vão aprender a lição. Não será esta derrota que vai impedir o crescimento e a evolução deles”, acredita Luiz Antônio.